Autoridades de saúde da Califórnia estão pedindo aos fornecedores de vacinas que parem de administrar um lote de vacina contra a Covid-19 da Moderna, depois que um número excepcionalmente alto de reações adversas foram associadas à droga.
As doses do Moderna Lot 041L20A são suspeitas de causar um “número maior do que o normal de eventos adversos” e devem ser arquivadas até que uma investigação adequada possa ser conduzida, disse o Departamento de Saúde Pública da Califórnia no domingo.
A epidemiologista estadual Dra. Erica S. Pan disse em um comunicado que “menos de 10 indivíduos” sofreram “uma possível reação alérgica grave” e exigiram atenção médica nas últimas 24 horas após serem injetados com o lote específico da vacina. Todos os incidentes parecem ter ocorrido em uma única clínica comunitária que administrava o lote. O local teria fechado por várias horas após a sequência de reações adversas ocorrer, antes de mudar para um lote diferente do medicamento.
“Por extrema cautela e também reconhecendo o suprimento extremamente limitado de vacina, recomendamos que os provedores usem outro inventário de vacinas disponível”, disse o oficial de saúde.
Mais de 330.000 doses do mesmo lote da vacina Moderna foram distribuídas para 287 fornecedores em todo o estado, mas esta é a primeira vez que as autoridades de saúde recebem relatórios detalhando as reações adversas associadas ao lote, de acordo com o Pan.
Embora reconheça que “existem menos dados sobre reações adversas relacionadas à vacina Moderna”, o epidemiologista estadual disse que é raro que as vacinas desencadeiem efeitos colaterais graves.
A Moderna, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA estão revisando o lote e todos os dados médicos relevantes.
A aplicação da vacina contra a Covid-19 foi associado a outros casos de emergências médicas graves. Em dezembro, um médico em Boston disse que ele sofreu uma das piores reações alérgicas que já experimentou depois de receber a vacina da Moderna, descrevendo o episódio como potencialmente fatal.
Casos semelhantes relacionados à vacina Pfizer / BioNTech foram encaminhados ao CDC e à FDA para revisão.
Trabalhador de hospital indiano morre apenas 24 horas após receber a vacina Contra a COVID-19
CoronaVac: Indonésia vai priorizar os jovens por falta de pesquisas sobre os efeitos adversos nos idosos
Sobreviventes de abrigos de mães e bebês abandonados acusam o governo de encobrir testes de vacinas ‘ilegais’ em crianças na Irlanda
RELATÓRIO: 55 pessoas morreram nos EUA após tomar a vacina contra COVID-19
Veja também
