Anvisa Autoriza Uso Emergencial De Medicamento Contra Covid Anvisa Autoriza Uso Emergencial De Medicamento Contra Covid

Anvisa autoriza uso emergencial de medicamento contra Covid

Sotrovimabe, medicamento que é um anticorpo monoclonal, é desenvolvido pela empresa Glaxo Smith Kline. Pedido para uso foi feito em julho

Nesta quarta-feira (8), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária () autorizou o uso emergencial do medicamento Sotrovimabe para tratar a Covid-19. Com este, o número de medicamentos aprovados pelo órgão brasileiro já chega a cinco.

O Sotrovimabe atua contra a proteína spike do novo coronavírus, a fim de impedir a ligação e a entrada do vírus nas células humanas. A medicação, porém, é indicada apenas para pessoas acima de 12 anos que estiverem com a Covid-19 de forma leve a moderada. Isto significa que pessoas hospitalizadas pela doença não devem receber o medicamento.

Segundo o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, grávidas e lactantes com Covid-19 devem ter “cautela” quanto à medicação. O grupo deverá submeter-se à indicação médica para fazer o uso do Sotrovimabe.

A diretora da Agência, Meiruze Freitas, disse que a função do medicamento é evitar que a doença evolua para um estado grave e, com isso, reduzir o número de hospitalizações e de mortes.

O Sotrovimabe deve ser aplicado somente em hospitais, de forma intravenosa, em dose única de 500 mg e em pacientes com mais de 40 kg.

O paciente só deve receber a medicação após ter a infecção pelo coronavírus comprovada mediante exame laboratorial e, de preferência, com até cinco dias da apresentação dos sintomas.

De acordo com a Anvisa, a tecnologia do medicamento é capaz de criar uma barreira para a seleção de variantes resistentes do coronavírus e permite que sua atividade seja mantida in vitro contra cepas mutantes do vírus.


Vacinadas com duas doses, cinco freiras do mesmo convento morrem por Covid em menos de uma semana

Promotores de Brasília pedem a prisão de nove ministros do STF

Bolsonaro: “Poder Moderador é o povo brasileiro”

Bolsonaro: ‘Sanha ditatorial’ não chegará ao Brasil, temos Deus


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *