Afghanistan Afghanistan

Até 80 mil americanos, afegãos e empregados pelos EUA estão à espera da evacuação de Cabul

Cerca de 80.000 americanos e afegãos que trabalharam para os EUA ainda precisam ser evacuados de Cabul em meio à retirada fracassada que foi marcada pela violência e pelo caos.

Os EUA evacuaram 7.000 de Cabul desde que o Taleban assumiu o controle do há cinco dias, mas ainda há entre 60.000 e 80.000 que precisam sair.

Isso inclui mais de 10.000 americanos, de acordo com a CBS News.

O governo Biden até agora se recusou a fornecer uma estimativa de quantos cidadãos americanos precisam ser evacuados.

Dois mil foram evacuados nas últimas 24 horas, disse o major-general do Exército Hank Taylor na quinta-feira.

Ele disse que os militares agora têm aeronaves suficientes para transportar de 5 mil a 9 mil pessoas por dia – dependendo de quantas já foram processadas.

Os EUA estão lutando para colocar ordem no caos contínuo no aeroporto de Cabul em meio a relatos de que expatriados e aliados ocidentais estão lutando para chegar aos voos de evacuação porque milhares de afegãos em pânico que tentam fugir estão bloqueando seu acesso.

Os EUA têm pelo menos 5.200 soldados estacionados no aeroporto para ajudar a evacuar os americanos e os milhares de afegãos que ajudaram durante a guerra.

O Taleban tem verificado papéis fora do perímetro do aeroporto antes de permitir que evacuados designados entrem no espaço controlado pelos EUA.

Relatos surgiram nos últimos dias de que o Taleban está rejeitando alguns em postos de controle, bem como recorrendo à violência.

O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, disse não ter visto nenhuma violência do Taleban contra funcionários dos EUA ou obstrução de cidadãos americanos tentando fugir. 

Os afegãos que correm maior risco com o Taleban estão agora implorando ao governo Biden por evacuações mais rápidas.

“Se não resolvermos isso, estaremos literalmente condenando pessoas à morte”, disse Marina Kielpinski LeGree, diretora americana de uma organização sem fins lucrativos, Ascend, à Associated Press.

O secretário de Defesa Lloyd Austin disse na quarta-feira que os EUA não estavam agindo rápido o suficiente com as evacuações.

“Vamos trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, e vamos fazer com que todos que possamos evacuar sejam evacuados. E farei isso o máximo que pudermos – até que o tempo acabe ou fiquemos sem capacidade ”, disse Lloyd.

Ele também disse que as Forças Armadas dos EUA não têm forças e poder de fogo para expandir sua missão atual de proteger o aeroporto para coletar americanos e afegãos em risco e escoltá-los para a evacuação.

“Não tenho capacidade para estender as operações atualmente em Cabul”, disse Austin.

Autoridades americanas insistem que o Taleban concordou em permitir “passagem segura” para civis que lutam para chegar ao aeroporto de Cabul, mas muitos que tentam fugir não acreditam nos insurgentes.

Desde então, o presidente Biden prometeu manter as tropas americanas em Cabul até que todos os americanos sejam evacuados – mesmo que isso signifique manter uma presença militar lá além do prazo final de 31 de agosto.

Biden disse à ABC News ‘George Stephanopoulos que os EUA farão “tudo ao nosso alcance” para evacuar americanos e aliados dos EUA do Afeganistão antes do prazo.

“Se sobrar cidadãos americanos, vamos ficar até tirar todos eles”, disse Biden quando pressionado sobre como o governo ajudaria os americanos que deixaram o país após o prazo.

As informações são do NYPost


Afeganistão: um dia depois da queda do governo, repórter da CNN aparece de véu em transmissão

Jornalista que chamou membros do Talibã de ‘amigáveis’ é repreendida por eles

Para o Twitter, o Talibã não viola regras

Embaixada da Rússia afirma que o presidente afegão fugiu com carros e helicópteros ‘cheios de dinheiro’


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *