Ministro Luís Roberto Barroso, Do STF Ministro Luís Roberto Barroso, Do STF

Barroso volta a falar de política e diz: “Hoje em dia a ameaça está no populismo de direita”

Ministro do STF disse em evento em SP que o “populismo autoritário” avançou no mundo devido às “promessas não cumpridas da democracia”

Ministro do Tribunal Federal (STF), falou nesta segunda-feira (2/5) sobre o “populismo autoritário” ao responder perguntas na Conferência sobre e Democracia, da FGV Direito São Paulo.

Barroso avaliou que essa linha de populismo avançou exponencialmente no mundo devido às deficiências da democracia.

“O populismo pode ser de esquerda ou de direita, mas hoje em dia a ameaça está no populismo de direita. Ele se amplificou na soma dos que ficaram frustrados pelas promessas não cumpridas da democracia e da Constituição aos que ficaram frustrados pelas promessas cumpridas de igualdade feminina, de respeito à comunidade LGBTQIA+, de ações afirmativas, de demarcações de terras indígenas”, disse.

Na avaliação do ministro do STF, os grupos progressistas cometeram uma falha ao permitir que se criasse uma narrativa de que essas são teses apenas progressistas.

“A igualdade de homens e mulheres, a igualdade entre brancos e pessoas de origem africana, o respeito às pessoas LGBTQIA+, o respeito às comunidades indígenas que estavam aqui antes de nós não são causas progressistas, essas são causas da humanidade”, pontuou.

Barroso continuou: “Portanto, nós não fomos capazes de convencer uma quantidade de pessoas disso e por isso existem pessoas que se sentiram excluídas”.


Veja também

  1. Isso não é militância político-partidária?
    Não é crime?
    O perigo e problema está naqueles que não deveriam ter voz, só voto, estarem dando entrevistas e sendo partido de oposição.

  2. O sft fala e faz o q quer é ninguém toma uma posição enérgica contra ,isso pq não existe mais grandes militares como os de antigamente q junto com o mito,presidente eleito pelo povo trabalhador e honesto desse país,dava um basta nisso

  3. Um ministro do supremo que fala em democracia constitucional e não segue a constituição.
    Não nos interessa a opinião dele.
    Não votei em deputados, senadores, presidente, etc para ouvir o que um juiz tem a falar.
    Eles estão ali com nosso dinheiro.. Eu pago as regalias deles mas apenas e simplesmente para ouvir as defesas e acusações em processos e avaliar qual o veredito..
    Não vamos dar a mínima para o que eles dizem…
    A minoria ignorante vai fazer isso, mas elas não contam

  4. A ameaça está no fato da esquerda não suportar a democracia e não reconhecer o voto popular. A direita suportou 14 anos de crime comandado pelo executivo e quando resolveu dar o basta foi democraticamente às urnas. A esquerda não tolerou ser removida do seu reinado criminoso e se debate desesperadamente entre a farta e incansável criação de narrativas a nível mundial, a usurpação de poderes pela judicialização e sobreposição do STF sobre os poderes legítimos, a doutrinação covarde de menores e vulneráveis de todos os tipos, sem esquecer as tentativas de ir às vias de fato contra a vida do presidente.

    1. Que grande chatice isso.
      Quem vota em Bolsonaro
      é a direita. Por este motivo é que ninguém suporta mais este pessoal que não deixa o NOSSO PRESIDENTE GOVERNAR.AS MÃOS JÁ DEVEM ESTAR COMEÇANDO A COÇAR.

      1. Enquanto estes caras não entenderem que o povo brasileiro tá se lixando pra opinião deles, eles vão continuar conversando amenidades.

  5. Já quebrou o voto de silêncio?

    Cadê a PEC que transforma o stf em corte exclusivamente constitucional e proibe seus integrantes de qualquer aparição, excetuadas aulas e palestras somente sobre temas constitucionais.

    Afinal, ninguém é obrigado a ser ministro do supremo, é sempre por convite, se não quiser essa vida, basta não aceitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *