Hospital Gpaci, Em Sorocaba Hospital Gpaci, Em Sorocaba

Bebê que foi vacinada contra a Covid por engano tem convulsão

Menina recebeu imunizante da Pfizer ao invés da pentavalente

A pequena Liz, de apenas dois meses, uma das crianças a receber por engano a vacina contra a Covid-19, em Sorocaba (SP), apresentou quadros convulsivos, de acordo com a mãe dela, Ana Cláudia. A menina já vinha apresentando quadros de vômito e o rosto arroxeado durante sua internação no Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), na mesma cidade.

A menina deveria ter recebido, na última quarta-feira (1°), a vacina pentavalente, que previne doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta, mas ao invés disso acabou recebendo uma dose do imunizante da Pfizer.

De acordo com o jornal Cruzeiro do Sul, Liz ainda passará por avaliações neurológicas solicitadas por uma médica psiquiatra, entre elas exames de imagem e eletroencefalograma (EEG) para verificar se as crises tem relação com a vacina. A mãe, porém, já fez questão de destacar que a filha nunca apresentou episódios de convulsão antes de receber a aplicação do imunizante.

PREFEITURA DIZ QUE CASO SERÁ APURADO

Questionada, a Prefeitura de Sorocaba disse que o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, visitou a família para avisar sobre o ocorrido e “ofereceu toda assistência necessária da rede”. A gestão municipal relatou ainda que entrou em contato com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, o Ministério da Saúde e a fabricante da vacina, que relataram casos semelhantes.

A orientação, de acordo com a Prefeitura, foi a de que as crianças permanecessem em observação de 10 a 15 dias. Dessa forma, os bebês foram encaminhados para o Gpaci, para ficar em observação. Um processo disciplinar foi aberto para apurar a postura dos servidores envolvidos no caso.

– A Prefeitura abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apuração da conduta. Por ora, a técnica de enfermagem, que fez a aplicação, foi afastada da sala de procedimentos injetáveis, até a apuração e verificação das medidas que serão tomadas – completou.


China lidera ranking mundial de venda de vacinas contra a Covid

Nova Iorque obrigará vacinação para trabalhadores do setor privado

Projeto de origem popular no Senado criminaliza vacina que provoque sequelas

Criadora de vacina anticovid diz que próxima pandemia será pior


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *