Ator gerou polêmica ao citar diversidade do Brasil e criticar o estado nas redes sociais
O ator Tuca Andrada voltou a gerar polêmica nas redes sociais nesta quarta-feira (4), ao publicar uma declaração no X (antigo Twitter) pedindo que brasileiros não visitem Santa Catarina, com base em questões ligadas à diversidade cultural e étnica do Brasil.
– Se você é nortista ou nordestino, preto ou indígena, evite o estado de Santa Catarina. Gaste seu dinheiro em um estado que se orgulhe da nossa miscigenação, da nossa diversidade – escreveu o ator.
Redes sociais se dividem após fala do ator
A publicação ganhou grande repercussão e gerou uma enxurrada de comentários, dividindo opiniões entre os usuários. Muitos concordaram com o posicionamento do artista, enquanto outros criticaram duramente o tom da mensagem, considerando-a ofensiva ou desnecessária.
Relatos pessoais reacendem debate sobre regionalismo
Entre os comentários, houve quem compartilhasse experiências de vida fora do Nordeste, como um internauta que descreveu sua jornada de superação ao se mudar para o Sudeste:
– Nasci no Nordeste, sou quilombola, desde que vim para o Sudeste, há 12 anos, nunca senti vontade de voltar, casei com uma paranaense e abri três negócios! No Nordeste comia chibé com peixe, dormia à luz de lamparina e devia pesar 40 quilos, porque não comia todo dia – relatou um usuário do X.
Internautas ironizam declaração e criticam divisão entre brasileiros
Outros usuários reagiram com ironia ao post de Tuca Andrada. Um deles disse:
– Perfeito, Tuca. Não venha para o Sul!!! Aqui é horrível e não vale a pena. Fiquem de SP pra cima…
Houve também quem saísse em defesa da união entre as regiões do Brasil, reforçando o acolhimento a visitantes de todo o país:
– Irmãos nortistas e nordestinos sejam bem-vindos ao Sul e Sudeste do país, vamos recebê-los muito bem assim como vocês nos recebem quando vamos visitar suas lindas praias, vivenciar sua cultura e belezas naturais. O papel do Tuca é disseminar ódio, rancor, conflito para atender aos seus interesses privados junto a quem ganha com toda essa divisão e desonestidade – publicou outra usuária.
Discurso é visto por alguns como incitação ao conflito
Vários internautas também demonstraram preocupação com o potencial de divisão entre os brasileiros, ao verem na publicação de Tuca Andrada uma tentativa de colocar grupos regionais uns contra os outros:
– De novo o nós contra eles! Por que incentivar isso? – questionou outro comentário.