Bradesco Alega ‘assédio’ Contra Inteligência Artificial Do Banco Bradesco Alega ‘assédio’ Contra Inteligência Artificial Do Banco

Bradesco alega ‘assédio’ contra inteligência artificial do banco

Em nota, a empresa disse que sua assistente virtual sofre machismo

O Bradesco divulgou, na noite desta segunda (5), um vídeo combatendo ofensas e assédios que clientes do banco fazem à atendente durante consultas virtuais, tornando-a vítima de machismo. O inusitado, porém, é que se trata de uma assistente virtual, comandada por uma inteligência artificial (IA) batizada como “BIA”.

Em um vídeo dramático, o banco anunciou que fará mudanças nas respostas de BIA, fazendo com que ela dê respostas diretas quando algum usuário ofendê-la ou assediá-la. A legenda do vídeo diz que a mudança foi realizada para “construirmos um futuro com respeito”.

Em um comunicado, o Banco disse: “A BIA não é uma mulher real. Ela é uma inteligência artificial. Mas também sofre assédio. E isso acontece porque ela é composta por elementos femininos; assim, a violência também é baseada no gênero. A omissão a esse tipo de ofensa só colabora para que o assédio seja visto como algo natural”.

Dentre as novas respostas estão: “Essas palavras são inadequadas. Não devem ser usadas comigo e com mais ninguém”; “Pra você, pode parecer uma brincadeira; pra mim, foi violento”.

O mudança faz parte do movimento “Hey, Update My Voice” [“Ei, atualize minha voz”, em tradução livre], promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que tem como objetivo combater o “preconceito de gênero” e o “assédio” contra inteligências artificiais e assistentes virtuais.


ONU culpa o patriarcado pelos males do mundo

Loucura: Agora as árvores também podem ser racistas

Por que os negros não esquiam? Um professor culpa o racismo sistêmico

Prefeito de São Francisco anuncia que vai pagar a mulheres grávidas US $ 1.000 por mês – mas apenas se forem negras

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *