Embaixador Ronaldo Costa Filho Criticou Conselho Da ONU Foto Agência Brasil Fabio Pozzebom Embaixador Ronaldo Costa Filho Criticou Conselho Da ONU Foto Agência Brasil Fabio Pozzebom

Brasil diz que Conselho da ONU “falha” em crise na Ucrânia

Ronaldo Costa Filho fez críticas à atuação do grupo para conter a guerra no país

O embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), Ronaldo Costa Filho, fez críticas à atuação do Conselho de Segurança no conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Segundo o diplomata, o grupo tem “falhado” em solucionar a guerra.

– Não podemos ignorar o papel que o Conselho deve desempenhar, mas que não está desempenhando na situação atual. Uma série de reuniões foram realizadas nesta câmara sob a situação na Ucrânia e parece que não importa quantas reuniões convoquemos, um cessar-fogo e um fim de todas as hostilidades ainda permanece uma solução evasiva – disse.

Ele seguiu com a crítica.

– Isso não é um paradoxo, ao contrário, é uma falha do Conselho de agir de uma forma construtiva em endereçar esse tópico – concluiu.

Costa Filho defendeu ainda que o posicionamento do Brasil é cobrar dos outros integrantes do Conselho uma solução para por fim ao conflito entre Rússia e Ucrânia.

USINA NUCLEAR

A reunião do Conselho de Segurança da ONU foi convocada nesta sexta-feira (4) para discutir sobre o incêndio na maior usina nuclear da Europa, que fica na Ucrânia e foi tomada pelos militares russos.

A embaixadora dos EUA Linda Thomas-Greenfield considerou a ação russa como “incrivelmente imprudente e perigoso e ameaçou a segurança dos cidadãos na Rússia, Ucrânia e Europa”.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *