Ministro Da Saúde, Marcelo Queiroga Foto Walterson RosaMS Ministro Da Saúde, Marcelo Queiroga Foto Walterson RosaMS

Brasil tem 76 casos de varíola dos macacos confirmados

Segundo Ministério da Saúde, são sete os estados afetados até o momento

O Ministério da comunicou, neste domingo (3), que o Brasil possui 76 casos confirmados da varíola dos macacos. Até o momento, são sete os estados afetados, sendo que a maioria das infecções se concentra em São Paulo.

No caso paulista, são 52 ocorrências confirmadas. Na sequência, vem o Rio de Janeiro, com 16. Também há positivados no Ceará (2), Rio Grande do Sul (2), Minas Gerais (2), Rio Grande do Norte (1) e Distrito Federal (1).

Amazonas e possuem casos suspeitos, mas não confirmados.

O destacou que trabalha do em parceira com as secretarias estaduais, por meio da Sala de Situação e CIEVS Nacional. A pasta afirma estar monitorando as infecções e rastreado pessoas que tiveram contato com os pacientes positivados.

O primeiro caso do surto no Brasil foi identificado no dia 8 de junho.

Os sintomas da doença incluem febre, dor muscular, dor de cabeça, exaustão e a formação de pequenas escoriações pelo corpo.

Para a OMS, o surto atual ainda não é considerado caso de emergência global, ao contrário da Covid-19. A entidade, porém, considera a doença preocupante e acompanha a evolução dos casos ao redor do mundo atentamente.

A região que mais causa alerta é a Europa, que acumula quase 90% de todos os casos confirmados no globo desde maio.

– Hoje, estou intensificando meu apelo aos governos e à sociedade civil para que aumentem os esforços nas próximas semanas e meses para evitar que a varíola dos macacos se estabeleça em uma área geográfica ainda maior – pediu Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, na última sexta-feira (1º).


Veja também

  1. Falou dizer se tem mulheres e crianças infectadas ou só homens entre 27 e 60 anos com tem acontecido em outrso países.
    Pela falta de informação dá para imaginar que segue o padrão internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *