China Condena EUA E Canadá Por Cruzarem O Estreito De Taiwan Com Navio De Guerra China Condena EUA E Canadá Por Cruzarem O Estreito De Taiwan Com Navio De Guerra

China condena EUA e Canadá por cruzarem o estreito de Taiwan com navio de guerra

O Pentágono revelou no domingo que navegou com um navio de guerra dos EUA através do estreito de Taiwan em conjunto com uma fragata canadense.

O par passou na quinta e na sexta-feira em um momento em que as tensões entre e Taiwan continuam se intensificando.

Os navios de guerra foram identificados no comunicado militar dos EUA como o destruidor de mísseis guiados classe Arleigh Burke USS Dewey e a fragata canadense HMCS Winnipeg. “O trânsito de Dewey e Winnipeg pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos e de nossos aliados e parceiros com um Indo-Pacífico livre e aberto”, disse o comunicado militar dos EUA.

Isso dá continuidade ao aparente padrão da administração Biden de navegar em um navio de guerra pelo estreito em missões de “liberdade de navegação” cerca de uma vez por mês. Este último ocorreu semanas depois que os militares do PLA da China transportaram um número recorde de aeronaves para a zona de identificação de defesa aérea de Taiwan.

Em 4 de outubro, duas ondas de aeronaves chinesas, incluindo bombardeiros de longo alcance, voaram em direção a Taiwan – que no final do dia totalizou um recorde de 56 aeronaves rompendo a zona de defesa aérea da ilha. Naquele fim de semana específico, houve onda após onda de ameaças de voos chineses em direção a Taiwan, como resumiu a Reuters:

A China enviou cerca de 150 aeronaves para a zona ao longo de um período de quatro dias, começando em 1º de outubro, em um agravamento das tensões entre Pequim e Taipei, que gerou preocupação internacionalmente.

A China condenou neste fim de semana o que chamou de ameaça à “paz e estabilidade” depois que os dois aliados ocidentais conduziram a navegação.

“Os Estados Unidos e o Canadá se uniram para provocar e criar problemas … pondo seriamente em risco a paz e a estabilidade do estreito de Taiwan”, disse um comunicado do Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação do Povo da China.

“Taiwan faz parte do território chinês. As forças do teatro sempre mantêm um alto nível de alerta e se opõem resolutamente a todas as ameaças e provocações”, acrescentou o PLA.

Cada vez mais parece que os EUA estão tentando trazer suas nações aliadas de língua inglesa (a inteligência dos “cinco olhos” e parceria militar) em coordenação mais estreita no Indo-Pacífico para conter a influência militar da China. A fragata canadense está operando na região, curiosamente, também porque o diretor financeiro da Huawei, Meng Wanzhou, acabou de ser libertado da custódia canadense.

As informações são do Thehill


Ditadura Comunista Chinesa atordoa a inteligência dos EUA com teste de míssil hipersônico

Partido Comunista da China aumentou estoque de testes para a covid-19 meses antes da pandemia

Ministro da Defesa de Taiwan admite que o Partido Comunista da China está pronto para atacar a ilha

Comunismo: Polícia chinesa coloca cartazes anunciando recompensa para quem denunciar cristãos


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *