Circulam Rumores De Que O Principal Caça Espiões Da China Desertou Para Os EUA Circulam Rumores De Que O Principal Caça Espiões Da China Desertou Para Os EUA

Circulam rumores de que o principal caça-espiões da China desertou para os EUA

Se Dong Jingwei desertou, ele seria o oficial chinês de mais alto nível a fazê-lo e poderia ajudar os EUA nas investigações de vazamento do laboratório de Wuhan

Rumores abundaram na noite de sexta-feira de que o principal caça-espiões da havia desertado para os , em meio a um foco crescente em Washington sobre a teoria de que Covid-19 escapou de um laboratório de Wuhan.

Dong Jingwei, vice-ministro da Segurança do Estado, teria voado de Hong Kong para os EUA em fevereiro com sua filha. Não houve confirmação do desenvolvimento de rumores dos EUA ou da China.

O Dr. Han Lianchao, um ex-funcionário do Ministério das Relações Exteriores da China que agora é um ativista pró-democracia nos Estados Unidos, afirmou que Dong havia desertado.

O Dr. Han, da Citizen Power Initiative for China em Washington, afirmou que a situação foi discutida por altos funcionários chineses e norte-americanos quando se encontraram no Alasca em maio.

Nicholas Eftimiades, um ex-especialista da CIA e do Pentágono na China, disse ao boletim informativo SpyTalk, que primeiro relatou o suposto desenvolvimento, que o Dr. Han era “confiável por sua integridade”.

No entanto, ele disse que a suspeita de deserção era “exatamente o que é, um boato”. Ele disse que esses boatos sobre a deserção de oficiais chineses “acontecem o tempo todo” e não eram necessariamente corretos.

Se Dong realmente desertou, ele seria o oficial chinês de maior perfil a fazê-lo. O homem de 57 anos assumiu a responsabilidade pela contra-inteligência há três anos como o principal caçador de espiões da China.

Apesar do silêncio oficial da China, o relato da mídia social de sua principal agência de aplicação da lei, a Comissão Central de Assuntos Políticos e Legais, afirmou que Dong havia falado em um seminário de contra-espionagem na sexta-feira, alertando os espiões para tomarem cuidado com “insiders” que conspirem com forças “anti-China” e para “pessoas que financiam suas atividades nos bastidores”.

A agência não disse onde o suposto seminário aconteceu, de acordo com o South China Morning Post.

O boato surgiu enquanto Washington continua lutando para descobrir a verdade sobre as origens da Covid-19. No mês passado, o presidente Joe Biden ordenou que a comunidade de inteligência dos EUA entregasse em 90 dias um relatório sobre como tudo começou.

Biden disse que as autoridades americanas já “se uniram em torno de dois cenários prováveis”: que passou de animais para humanos ou foi um acidente de laboratório no Instituto de Virologia de Wuhan.

‘Temos procurado agulhas em palheiros’

Um ex-alto funcionário do governo dos Estados Unidos, que trabalhou em uma investigação sobre a teoria do laboratório de Wuhan sob a administração de Donald Trump, disse ao The Telegraph que a única maneira de provar isso seria encorajando desertores.

Ele disse: “Se você oferecer US $ 5 milhões e cidadania, haverá muitas pessoas querendo desertar. Estamos sentados em nossa bunda há um ano e meio procurando agulhas em palheiros.

“Precisamos de inteligência humana. Precisamos ouvir os chineses que foram testemunhas diretas. Então, você está pronto para as corridas.” Ele acrescentou: “Temos muitos motivos para suspeitar que foi um vazamento de laboratório. Devíamos tratar isso como uma potencial cena de crime.

“Eu nunca vi uma solução maior. A abordagem da China tem sido o encobrimento e a negação sistemáticos. Se isso tivesse começado em um laboratório em Oxford, você pode apostar que o governo do Reino Unido responderia a nós.”

O ex-funcionário acrescentou: “As pessoas são executadas por [bagunçar] na China. Portanto, é possível que o povo de Wuhan tenha encoberto a situação de seu próprio governo.”

Esta semana, Shi Zhengli, a pesquisadora do coronavírus de Wuhan conhecida como a mulher morcego da China, deu uma breve entrevista ao New York Times, na qual negou veementemente que o surto começou no laboratório.

Ela disse: “Como posso oferecer evidências de algo onde não há evidências? Não sei como o mundo chegou a isso, despejando imundície constantemente sobre um cientista inocente. Tenho certeza de que não fiz nada de errado. “

Qualquer deserção seria embaraçosa para o antes de seu centenário em 1º de julho. A propaganda está aumentando e grandes placas com um “100” estampado em vermelho foram penduradas acima de lojas e ao longo de ruas movimentadas.

O Partido Comunista Chinês tem mais de 91 milhões de membros.

As comemorações do aniversário do próximo mês verão o lançamento de um filme de grande sucesso sobre a fundação do partido. Membros importantes do partido também receberão uma medalha especial em uma cerimônia em Pequim.

As informações são do The Telegraph


Mike Pompeo: Laboratório de Wuhan ainda está em operação, o próximo vírus poderia ‘matar não três milhões, mas 30 milhões’

Wuhan tem cerimônia gigante de formatura com poucas pessoas usando máscaras

Desertor chinês diz que a China está produzindo variantes de COVID para encobrir vazamento no laboratório de Wuhan

China planeja construir mais laboratórios biológicos como de Wuhan


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *