Economia Dos EUA Supera As Projeções, Registra Maior Aumento Do PIB De Todos Os Tempos No Terceiro Trimestre, Poucos Dias Antes Das Eleições Economia Dos EUA Supera As Projeções, Registra Maior Aumento Do PIB De Todos Os Tempos No Terceiro Trimestre, Poucos Dias Antes Das Eleições

Economia dos EUA supera as projeções, registra maior aumento do PIB de todos os tempos no terceiro trimestre, poucos dias antes das eleições

A notícia, que chega apenas cinco dias antes da eleição, pode aumentar as chances de reeleição do presidente Donald Trump

A economia dos registrou uma recuperação recorde no terceiro trimestre e percorreu um longo caminho para se recuperar da devastação provocada pelas paralisações relacionadas ao coronavírus, de acordo com novos dados divulgados pelo Departamento de Comércio.

De julho a setembro, o produto interno bruto dos EUA cresceu 7,4%, o que equivale a uma taxa anualizada de 33,1%, anunciou o Bureau of Economic Analysis em um comunicado à imprensa na quinta-feira. É o maior ganho trimestral do PIB já registrado.

A notícia, que chega apenas cinco dias antes da eleição, pode aumentar as chances de reeleição do presidente . O presidente, sem dúvida, divulgará os novos números como prova de que liderou com sucesso o país em tempos econômicos difíceis.

Embora os economistas esperassem em grande parte que o PIB se recuperasse a uma taxa sem precedentes no terceiro trimestre, a Bloomberg News observou que o aumento ainda alcançou a previsão mais recente dos economistas de um aumento de 32% e destruiu sua previsão de um aumento de 18% de uns alguns meses atrás.

Os ganhos do terceiro trimestre foram impulsionados por grandes aumentos nos gastos dos consumidores e investimentos residenciais e empresariais, de acordo com o comunicado à imprensa do BEA. Os setores que mais se beneficiaram com o aumento dos gastos do consumidor foram saúde, serviços alimentícios, veículos motorizados e roupas e calçados.

Embora a última atualização seja certamente uma boa notícia para a economia, deve-se notar que os ganhos do terceiro trimestre seguiram a queda de 31,4% do segundo trimestre, que também foi um número recorde. A economia ainda está saindo do buraco profundo em que mergulhou em abril e maio, quando a pandemia empurrou o país para uma paralisação econômica.

De acordo com The Hill, cerca de 10,7 milhões dos mais de 20 milhões de empregos perdidos durante a pandemia ainda não foram recuperados. A taxa de desemprego do país melhorou para 7,9% nos últimos meses, mas esse número ainda é mais do que o dobro do nível anterior à pandemia.

“Isso será aproveitado por ambas as extremidades do espectro político como evidência da força da recuperação econômica pós-bloqueio ou como um aviso rápido de que os ganhos podem ter vida curta”, James McCann, economista global sênior da Aberdeen Standard Investments, disse ao CNBC.

“[Mas] a realidade é que os números do PIB demonstram que a economia dos EUA realmente se recuperou fortemente quando as medidas de bloqueio foram suspensas”, acrescentou.


A catástrofe da quarentena

Economista alerta para colapso do dólar

A barbearia icônica do East Village de Nova York fecha após 73 anos de funcionamento devido à COVID

Esquerda radical se preparando para uma guerra civil no EUA: mesma narrativa usada no Brasil


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *