A Operação, Batizada De Contenção, Ocorre Depois De Mais De Um Ano De Investigações A Operação, Batizada De Contenção, Ocorre Depois De Mais De Um Ano De Investigações

Embaixada dos EUA emite alerta de segurança após confrontos no Rio de Janeiro

Representação americana orienta cidadãos a evitar áreas afetadas por operação contra o Comando Vermelho

A Embaixada dos no divulgou nesta terça-feira (28) um alerta de segurança dirigido a cidadãos norte-americanos que vivem ou estão em visita ao Rio de Janeiro, em razão dos intensos confrontos entre forças policiais e criminosos durante a Operação Contenção, nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade.

Em comunicado publicado nas redes sociais oficiais, a embaixada informou que os embates estão provocando grandes interrupções no trânsito e que a situação permanece volátil, podendo mudar a qualquer momento.

“Confrontos entre polícia e grupos criminosos nesta terça-feira, 28 de outubro de 2025, estão causando grandes interrupções no trânsito em diversas áreas da cidade.
A situação pode mudar a qualquer momento. Acompanhe as fontes oficiais de notícias e os aplicativos de mapas para atualizações em tempo real.
Se precisar sair, tenha cautela e evite as áreas afetadas sempre que possível”, alertou a embaixada.

Operação mais letal da história do Rio

De acordo com o governo do estado, a ação desta terça-feira é a mais letal já registrada nas forças de segurança fluminenses. O último balanço oficial aponta 64 mortos, incluindo quatro policiais.

A Operação Contenção, lançada há um ano, é uma iniciativa permanente do Palácio Guanabara para conter o avanço do (CV) nas favelas cariocas. A ofensiva atual mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das polícias Militar e Civil, com o objetivo de cumprir 100 mandados de busca e apreensão e capturar líderes de facções criminosas.

O governo estadual afirma que a ação teve apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro, mas não contou com o reforço das forças federais, como as ou a Força Nacional — o que gerou críticas do governador Cláudio Castro (PL) e do secretário de Segurança, Victor Santos, sobre a ausência de apoio da União.

O alerta da embaixada americana reforça o estado de tensão na capital fluminense e o impacto internacional da escalada da violência no Rio.


Veja também

  1. A que ponto e situação chegou o nosso Brasil. Vivíamos sendo preparados pela globolixo para sermos testemunhas deste caos político administrativo. Fomos induzidos a viadagem global, drogas comendo solta a qualquer preço e nos tansos dando risadas. O preço do retorno a normalidade brasileira vai ser alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *