Ministério Da Educação Na França é Contra Escrita Ministério Da Educação Na França é Contra Escrita

Esquerdismo: Tradicional dicionário francês adiciona pronome neutro

Justificativa é de que a linguagem neutra está “em alta” na França

Um dos principais dicionários da França, o Le Robert, divulgou em um comunicado nesta quarta-feira (17) a inclusão de um pronome neutro em sua lista de palavras. Trata-se do pronome “iel”, uma mistura entre “il” (ele) e “elle” (ela), equivalente ao “elu”.

A decisão foi tomada depois que pesquisadores linguísticos notaram um crescimento no uso do pronome nos últimos meses.

A decisão do Le Robert desencadeou uma forte discussão na imprensa francesa e nas redes sociais, uns a favor, outros contra. Vários políticos contestaram a inclusão do termo, pois o país tem como cultura, a gramática como parte fundamental.

O Ministério da Educação, inclusive, tem se mostrado resistente às tentativas anteriores de incorporar a linguagem não binária ao currículo escolar.

– A escrita inclusiva não é o futuro da língua francesa – escreveu o ministro da Educação Jean-Michel Blanquer nas redes sociais.

Para Blanquer, “a campanha solitária” do dicionário “é uma intrusão ideológica manifesta que mina nossa linguagem comum”. Ele acredita também que esse tipo de iniciativa mancha a linguagem do país e divide os usuários em vez de uni-los.

Já o diretor do Le Robert, Charles Bimbenet, defende que os dicionários incluem muitas palavras que refletem ideias ou tendências, sem que eles próprios aprovem ou reprovem essas ideias e que, como a palavra “iel” é cada vez mais usada, é “útil’ incluir uma descrição.

– A missão do Le Robert é observar e relatar a evolução de uma língua francesa diversa à medida que ela evolui. Definir as palavras que falam do mundo é ajudar a entendê-lo melhor – disse Bimbenet.


McDonald’s retira placa de banheiro ‘multigênero’ depois de notificação

Fachin suspende lei que proíbe linguagem neutra em escolas

Governo proíbe gênero neutro em projetos da Lei Rouanet

Gênero neutro faz Henkel rir da Globo: “Tinha que virar Globe”


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *