A Deficiência De Vitamina D Em Pacientes De Hospitais Covid Aumenta Sete Vezes O Risco De Morte A Deficiência De Vitamina D Em Pacientes De Hospitais Covid Aumenta Sete Vezes O Risco De Morte

Estudo em Israel: A deficiência de vitamina D em pacientes Hospitalizados com Covid aumenta sete vezes o risco de morte

Pesquisadores em Israel descobriram que a deficiência de vitamina D aumenta o risco em sete vezes de um paciente hospitalizado com Covid morrer.

Olhando retrospectivamente para os níveis de vitamina D pré-infecção de 253 pacientes Covid para os quais existem tais registros admitidos no Galilee Medical Center até 4 de fevereiro de 2021, os pesquisadores descobriram que a taxa de mortalidade entre os deficientes de vitamina D (menos de 20 nanogramas por mililitro) foi de 25,6% (34 de 133) em comparação com 3,4% (4 de 116) dos não deficientes. Isso é um aumento no risco de mortalidade de mais de sete vezes e meia, ou 653%.

O estudo (que ainda não foi revisado por pares) também descobriu que mais da metade dos pacientes hospitalizados (52,5%) eram deficientes em vitamina D, sugerindo que a deficiência de vitamina D contribuiu para a hospitalização dos pacientes em primeiro lugar.

Ele também descobriu que os pacientes que sofriam de doença grave ou crítica tinham mais de 14 vezes mais probabilidade de ter deficiência de vitamina D do que aqueles que sofriam de doença leve ou moderada, uma vez que os fatores de confusão tivessem sido controlados.

Os pesquisadores notaram que não há evidências de que o uso de vitamina D para tratar pacientes hospitalizados com Covid melhore os resultados (parece que é tarde demais nesse ponto). No entanto, há algumas evidências de que os suplementos de vitamina D reduzem o risco de infecção respiratória aguda em geral, embora ainda não especificamente para COVID-19.

Os pesquisadores recomendaram que estudos mais aprofundados dos benefícios potenciais da suplementação protetora de vitamina D para os deficientes em vitamina D sejam garantidos. Dezesseis meses após o início da pandemia, eles dizem que não parece haver pressa em investigar o que parece ser um fator-chave no risco de Covid e pode fornecer uma maneira barata de salvar muitas vidas.

Leia o estudo completo aqui.


Nossa maior arma contra o coronavírus é a vitamina D: diz médico patologista

A vitamina D poderia ter evitado 90% das mortes por coronavírus

Estudo israelense: pacientes com deficiência de vitamina D são 14 vezes mais propensos a acabar em estado grave ou crítico

Estudo: MULTIVITAMÍNICO, ômega-3, Probióticos, vitamina D podem diminuir o risco de COVID-19


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *