Presidente Dos Estados Unidos Joe Biden Foto EFE EPA Stefani Reynolds POOL Presidente Dos Estados Unidos Joe Biden Foto EFE EPA Stefani Reynolds POOL

EUA testaram míssil hipersônico após início da guerra na Ucrânia

Informação foi revelada pelo Pentágono

O Pentágono revelou, nesta terça-feira (5), que testou um míssil hipersônico no início de março, logo após a Rússia iniciar a invasão da . O projétil é difícil de detectar pelas defesas antiaéreas devido à sua velocidade.

Em comunicado enviado à Agência Efe, a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (Darpa, na sigla em inglês) informou que realizou o teste de voo do míssil hipersônico no último dia 5 de março em colaboração com a fabricante Lockheed Martin.

Após ser lançado do avião que o transportou para o céu, o projétil foi impulsionado por um turbojato e acelerou para superar cinco vezes a velocidade do som durante “um longo período de tempo”, disse a nota.

A Darpa explicou que o dispositivo atingiu altitudes acima de 65 mil pés (quase 20 quilômetros) e viajou mais de 300 milhas náuticas (cerca de 555 quilômetros).

Esta é a segunda vez que os EUA testam com sucesso um míssil hipersônico, depois de setembro do ano passado.

A Darpa explicou que esse tipo de tecnologia permite fugir das defesas inimigas e atacar de forma rápida.

– Sua energia cinética pode efetivamente destruir alvos, mesmo sem altos explosivos – observa a nota.

Os EUA estão colocando seus esforços no desenvolvimento de armas hipersônicas depois que Rússia e realizaram com sucesso testes com esse tipo de tecnologia. A ferramenta de guerra é altamente cobiçada porque sua velocidade torna esse tipo de arma mais difícil de ser detectada por sistemas antimísseis.

No orçamento de defesa para o ano fiscal de 2023, que começa em outubro, o governo do presidente solicitou 7,2 bilhões de dólares (R$ 33,5 bilhões) para armas de longo alcance, incluindo mísseis hipersônicos.

A Rússia diz que disparou mísseis hipersônicos Kinzhal de alta precisão na Ucrânia com um alcance de mais de 2 mil quilômetros e uma velocidade dez vezes superior à velocidade do som.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *