Ex Repórter De Saúde Do New York Times Teoria Do Coronavírus Ser Um Vazamento De Laboratório Parece Mais Forte Ex Repórter De Saúde Do New York Times Teoria Do Coronavírus Ser Um Vazamento De Laboratório Parece Mais Forte

Ex-repórter de saúde do New York Times: teoria do coronavírus ser um ‘vazamento de laboratório’ parece mais forte

A possibilidade de o vírus ter escapado do laboratório de Wuhan foi inicialmente descartada pela mídia como uma teoria da conspiração

O ex- repórter de saúde do New York Times Donald McNeil se tornou a mais recente voz proeminente a argumentar que há fortes evidências de que a pandemia do coronavírus resultou de um vazamento de um laboratório chinês, uma teoria considerada no ano passado como um absurdo marginal por vários meios de comunicação.

“Ainda não sabemos a origem desta terrível pandemia”, escreveu McNeil em um post no Medium na segunda-feira. “Talvez nunca saibamos. Mas o argumento de que poderia ter vazado do Instituto de Virologia de Wuhan ou de um laboratório irmão em Wuhan tornou-se consideravelmente mais forte do que há um ano, quando a gritaria era tão alta que abafou uma discussão séria. “

Os especialistas estão pedindo uma investigação mais profunda sobre as origens da pandemia, observando os experimentos do Instituto de Virologia de Wuhan com coronavírus de morcegos, bandeiras vermelhas anteriores sendo levantadas sobre o risco dos experimentos lá e o contínuo engano e comportamento suspeito do governo chinês quando solicitado por documentos essenciais e informações dos investigadores.

McNeil disse que primeiro viu a explicação oficial de um transbordamento de animais como a mais plausível e que a teoria do “vazamento de laboratório” era “convenientemente conspiratória”.

Mas, observando a história da gripe H1N1 mortal que os cientistas agora acreditam ter sido o resultado da pesquisa da gripe e as preocupações sobre a pesquisa de ganho de função em Wuhan, McNeil reconheceu a “possibilidade perturbadora” de a cepa pandêmica de fato ter escapado do laboratório.

“Os cientistas chineses foram autorizados a interagir com os investigadores da OMS apenas de uma forma muito controlada e muito pouco do relatório foi dedicado à teoria do vazamento de laboratório, que foi descartada”, escreveu ele. “Abrir os registros de 2019 de cada laboratório em Wuhan e os e-mails de 2019-2020 entre cientistas e funcionários da saúde ajudaria muito a restaurar a confiança.”

O ex-diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Robert Redfield, disse em março que acreditava que o patógeno escapou involuntariamente do laboratório em Wuhan, uma cidade conhecida como um centro de estudos virais chineses.

Numerosos meios de comunicação rejeitaram a ideia no ano passado, no entanto, quando ela foi inicialmente afirmada pelo senador Tom Cotton, R-Ark, a reação contra o Cotton ocorreu durante denúncias de figuras do governo Trump que enquadraram o COVID-19 como um vírus “chinês” ou “Wuhan”.

Histórias publicadas pelo The Washington Post (“teoria da conspiração que já foi desmascarada”), New York Times (“teoria da conspiração “), HuffPost (“teoria da conspiração desmascarada”) e The Daily Beast (“teoria da conspiração”) contestaram agressivamente a hipótese de Cotton .

Mas a New York Magazine e outros veículos deram à teoria uma atenção cada vez maior em 2021. No mínimo, o relato oficial dos animais do mercado não é mais aceito cegamente.

McNeil, que cobriu o vírus para o Times até ser expulso por causa de comentários de anos atrás em uma viagem estudantil patrocinada por um jornal no Peru, é considerado uma autoridade jornalística no assunto por seus colegas. Seu ex-colega científico do Times, Nicholas Wade, discutiu longamente a teoria no início deste mês, criticando a grande mídia por abdicar de sua responsabilidade sobre o assunto.

“Que eu saiba, nenhum grande jornal ou rede de televisão forneceu aos leitores uma notícia detalhada sobre o cenário de fuga do laboratório, como a que você acabou de ler, embora alguns tenham publicado breves editoriais ou artigos de opinião. Pode-se pensar que qualquer origem plausível de um vírus que matou três milhões de pessoas mereceria uma investigação séria “, escreveu ele.

Wade formulou a hipótese de que uma combinação de confiança implícita em suas fontes científicas e um preconceito contra a administração Trump, que endossava a teoria do vazamento de laboratório nos níveis mais altos, era o motivo pelo qual a história tinha sido ignorada até as últimas semanas.

Fonte Foxnews


Rand Paul: Dr. Fauci mentiu para o Congresso sobre o financiamento da pesquisa do laboratório de Wuhan

Laboratório de Wuhan obteve patente de gaiolas de morcego para experimentos de vírus secretos meses antes do surto de COVID-19

Vídeo mostra cientistas do laboratório de Wuhan admitindo ter sido mordidos por morcegos

O inspetor da OMS discutiu a pesquisa do coronavírus no Instituto de Virologia de Wuhan, semanas antes do surto


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *