Apoio cresce após operação contra o Comando Vermelho; 40% avaliam gestão como ótima ou boa
O governador Cláudio Castro (PL) registrou sua maior taxa de aprovação desde 2022, impulsionada pela operação policial contra o Comando Vermelho, deflagrada na terça-feira (28). Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º), 40% dos moradores do Rio de Janeiro e da região metropolitana consideram a gestão ótima ou boa.
O levantamento revela ainda que 34% dos entrevistados classificam o governo como ruim ou péssimo, enquanto 23% avaliam como regular, o menor índice dessa categoria desde o início do monitoramento.
A atuação do governo na área de segurança pública recebeu 37% de aprovação, após a chamada Operação Contenção, que mirou integrantes da maior facção criminosa do estado.
Desempenho por gênero e perfil político
O Datafolha ouviu 626 pessoas com 16 anos ou mais, por telefone, entre os dias 30 e 31 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Entre os homens, a aprovação ao governador chega a 49%, enquanto entre as mulheres é de 32%, com variação de até seis pontos.
A pesquisa também indica um forte recorte político: 67% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) aprovam a administração de Castro, contra apenas 17% entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por outro lado, 61% dos apoiadores de Lula avaliam o governo como ruim ou péssimo, percentual que cai para 12% entre os bolsonaristas.
Segurança pública influencia percepção do governo
A pesquisa mostra que a segurança pública se tornou o principal fator de avaliação do governo fluminense.
Entre os entrevistados, 48% consideram a Operação Contenção muito bem executada, enquanto 21% apontaram falhas e 24% a classificaram como ruim.
De forma geral, 57% concordam com Cláudio Castro sobre o sucesso da operação, e 39% discordam totalmente da avaliação feita pelo governador.
A ofensiva policial, que teve ampla repercussão nacional, foi defendida por Castro como “uma ação necessária para conter o avanço do crime organizado”. O governador também criticou a falta de apoio do governo federal, alegando que o Rio de Janeiro enfrenta o problema praticamente sozinho.
Repercussão política e apoio de aliados
Após a operação, Cláudio Castro recebeu apoio público de outros governadores, entre eles Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Romeu Zema (Novo-MG).
A mobilização reforçou a aproximação de Castro com líderes de direita e centro-direita, consolidando sua imagem entre eleitores conservadores, especialmente após defender maior participação das Forças Armadas no combate às facções.
Se todos os governantes brasileiros, inclusive o federal, tivesse a coragem que o governador carioca teve, de combater o crime, o Brasil seria um paraíso. Parabéns governador Cláudio Castro.