Acadêmicos de Niterói diz que não deve captar recursos apesar da autorização
O Ministério da Cultura autorizou a escola de samba Acadêmicos de Niterói a captar R$ 5,1 milhões por meio da Lei Rouanet para o desfile do Carnaval de 2026. A permissão foi publicada na última segunda-feira, 15, e está vinculada ao projeto do enredo que a agremiação apresentará na Marquês de Sapucaí.
A autorização chamou atenção porque o desfile será dedicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O samba-enredo recebeu o título “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil” e propõe retratar diferentes fases da trajetória do petista.
Enredo vai retratar vida pessoal e trajetória política
Segundo a sinopse divulgada pela escola, o desfile abordará episódios marcantes da vida de Lula, como a infância no agreste pernambucano, a migração da família para o Sudeste, a morte da mãe, Dona Lindu, além de sua atuação no movimento sindical e a chegada à Presidência da República.
A Acadêmicos de Niterói integra o Grupo Especial do Rio de Janeiro e será a primeira escola a desfilar na Sapucaí em 2026, no dia 15 de fevereiro.
Escola afirma que não pretende usar o valor aprovado
Apesar da liberação oficial para captar os recursos via incentivo fiscal, a própria escola informou que não pretende utilizar o valor autorizado. De acordo com informação divulgada pelo blog do jornalista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, a agremiação avalia que o prazo é curto para viabilizar a busca por patrocinadores e investidores a tempo do carnaval.
Até o momento, o Ministério da Cultura não se pronunciou sobre o caso. A eventual presença de Lula no desfile também não foi confirmada pela escola.
Será que vai falar da roubalheira que ele apronta no desgoverno?