Governo Reduz Tarifas De Importação Governo Reduz Tarifas De Importação

Governo reduz tarifas de importação em 10% até dezembro de 2022

Os ministérios da Economia e das Relações Exteriores anunciaram a redução em 10% das alíquotas de importação de aproximadamente 87% do universo tarifário.

A resolução não abrange as exceções já existentes no Mercosul. As pastas defendem que a redução das alíquotas é temporária e excepcional, e será revertida após 31 de dezembro do ano que vem.

De acordo com o Governo Bolsonaro, a medida encontra amparo no Tratado de Montevidéu de 1980, que prevê a possibilidade de adoção de medidas voltadas para a proteção da vida e da saúde das pessoas.

O Executivo defende que o recurso ao dispositivo é justificado pela situação de urgência trazida pela pandemia e pela necessidade de poder contar, de forma imediata, com instrumento que possa contribuir para aliviar seus efeitos negativos sobre a gestão pública e privada da saúde.

“Os Ministérios da Economia e das Relações Exteriores reiteram o caráter excepcional e temporário da presente Resolução, ao mesmo tempo em que reafirmam seu compromisso com o Mercosul”, sustentam as pastas na nota.

O governo federal ainda afirma que “permanece engajado nas negociações em curso no Mercosul”. “O Brasil permanece plenamente engajado nas negociações em curso no Mercosul. Dentro desse espírito, a resolução segue os parâmetros já acertados com alguns dos sócios do Mercosul nas negociações sobre a TEC”, completa.


Comércio cresce 1,2% em julho e atinge patamar recorde

Ministro Paulo Guedes volta a falar em privatizar a Petrobras

Guedes sobre Pacheco: ‘Como vai ser candidato se não avançar com as reformas?’

Onyx se rebate âncora da CNN: ‘Tô defendendo emprego e você, demissão’


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *