Inflação Nos EUA Atinge Maior Acumulado Em 12 Meses Desde 1982 Foto EFE Ana Milena Varón Inflação Nos EUA Atinge Maior Acumulado Em 12 Meses Desde 1982 Foto EFE Ana Milena Varón

Inflação nos EUA atinge maior acumulado em 12 meses

Dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas do país

A nos subiu 0,8% em novembro, na comparação com outubro, e alcançou acumulado nos últimos 12 meses de 6,8%, o que representa o índice mais alto registrado no país desde 1982. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (10) pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas do país.

O acumulado até novembro ficou acima das previsões da maioria dos analistas, que esperavam uma taxa superior a 6%, no entanto, sem se aproximar dos 7%, como aconteceu.

Se forem excluídos os preços dos alimentos e dos combustíveis, que são os mais voláteis, a inflação subjacente de novembro foi de 0,5%, com uma taxa anual de 4,9%.

O valor pago pela energia foi o que mais subiu no mês passado, em 3,5%, enquanto os alimentos tiveram alta de 0,7%, segundo informe do governo.

Os preços dos combustíveis, por sua vez, avançaram 6,1% em novembro, alcançando acumulado de 58,1% em 12 meses.

Os índices divulgados hoje colocam mais pressão no Federal Reserve (Fed), que é responsável pela política monetária dos EUA, diante de cobranças pelo fomento do pleno emprego e da estabilidade dos preços.

Em novembro, o Fed manteve a taxa de juros no país variando de zero a 0,25% e anunciou o início da redução das injeções de liquidez em 15 bilhões de dólares (R$ 84 milhões) ao mês.

Uma inflação em disparada, como a que apontam os dados de hoje, poderia levar a cúpula do banco central americano da acelerar o ritmo ou a quantia da retirada dos estímulos à economia.


Brasil e EUA fazem exercício de guerra com blindados e munição

China promete contra-ataque após novas sanções dos EUA

China pede aos EUA que protejam os direitos das minorias

EUA ensaiou lançamento de armas nucleares a 20 km da fronteira com a Rússia, diz Moscou


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *