Janja Ia Desfilar Na Acadêmicos De Niterói, Mas Desistiu De Última Hora Janja Ia Desfilar Na Acadêmicos De Niterói, Mas Desistiu De Última Hora

Janja fez viagem em avião da FAB para escola de samba com seis assessores

Primeira-dama visitou a Acadêmicos de Niterói, que recebeu R$ 9,6 milhões públicos e foi rebaixada no Carnaval

A primeira-dama utilizou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para visitar a escola de samba Acadêmicos de Niterói. Na viagem, ela esteve acompanhada de seis assessores vinculados ao Gabinete Pessoal do Presidente da República, todos beneficiados com oficiais.

Estavam no voo a assessora de imprensa Taynara Pretto; o fotógrafo Cláudio Adão dos Santos, conhecido como Claudinho; o ajudante de ordens Edson Antônio Moura Pinto; além das assessoras Julia Camilo Fernandes Silva e Carla Costa Alves. Também compuseram a comitiva aérea a ministra Luciana Santos, acompanhada de três assessores; a ministra Anielle Franco, titular da Igualdade Racial; e uma militar da Aeronáutica. A assessora Francine Ferraz Gunther, do cerimonial da Presidência, deslocou-se em voo comercial.

Durante a passagem pelo barracão da escola, Janja conversou com costureiras e cumprimentou dirigentes da agremiação. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ela aparece interagindo com integrantes da equipe. Em determinado momento, declarou: “Ó, vou contar um segredo para você: meu marido está apaixonado pelo samba. Aí, todo mundo que chega em casa, ele diz: ‘Bota o samba para a pessoa ouvir, bota o samba’”.

Compromissos oficiais e discurso sobre a Década dos Oceanos

Na mesma data, 6 de outubro, as ministras Anielle Franco e Luciana Santos registraram em suas agendas a participação no lançamento da Conferência da Década dos Oceanos de 2027, promovido pelo MCTI no Palácio da Cidade. Janja também esteve presente no evento, mas não incluiu o compromisso em sua agenda oficial.

Durante o discurso, a primeira-dama afirmou: “A Década da Ciência Oceânica nos convoca a transformar a relação entre humanidade e mar com base em ciência, equidade e solidariedade. E, sobretudo, na equidade de gênero, porque não há justiça climática sem justiça de gênero.”

Nova visita antes do desfile

Além da agenda em outubro, Janja retornou ao barracão da Acadêmicos de Niterói em fevereiro, para acompanhar o último ensaio antes do desfile oficial. Até o momento, não há confirmação se houve novamente uso de aeronave da FAB nessa ocasião, uma vez que os registros de voos ainda não foram divulgados.

A escola de samba recebeu pelo menos R$ 9,6 milhões em recursos públicos para o desfile deste ano. O presidente da agremiação, Wallace Palhares, esteve no Palácio do Planalto ao menos duas vezes em outubro de 2025.

Janja chegou a cogitar desfilar pela escola, mas desistiu pouco antes da apresentação oficial.

Resultado no Carnaval

Com o enredo Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil, a Acadêmicos de Niterói obteve 264,6 pontos. Foi a menor pontuação entre as escolas do Grupo Especial do Carnaval carioca, o que resultou no rebaixamento da agremiação.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *