Ricardo Lewandowski 2 640x370.jpg Ricardo Lewandowski 2 640x370.jpg

Lewandowski se manifesta e confirma consultoria jurídica ao Banco Master

Ex-ministro afirma que deixou a advocacia ao assumir o Ministério da Justiça

O ex-ministro da do governo (PT), Ricardo Lewandowski, divulgou uma nota nesta segunda-feira (26) na qual confirma a prestação de serviços de consultoria jurídica ao Banco Master. A ocorre após reportagem publicada pelo site Metrópoles informar que o escritório de advocacia ligado ao ex-ministro manteve contrato com a instituição financeira inclusive durante o período em que ele já ocupava o comando do Ministério da Justiça.

No comunicado, Lewandowski declarou que, ao assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em janeiro de 2024, desligou-se formalmente de todas as suas atividades profissionais na advocacia. Segundo ele, a decisão foi tomada no momento em que aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocasião em que deixou o escritório e suspendeu seu registro na Ordem dos Advogados do (OAB).

Atuação após saída do STF

A nota também esclarece que, após deixar o Tribunal Federal (STF), em abril de 2023, Lewandowski retomou o exercício da advocacia. Nesse período, conforme o próprio comunicado, o escritório prestou serviços a diversos clientes, entre eles o Banco Master.

“O ministro Ricardo Lewandowski, depois de deixar o Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2023, retornou às atividades de advocacia. Além de vários outros clientes, prestou serviços de consultoria jurídica ao Banco Master”, diz um trecho da nota divulgada.

Em outro ponto do texto, o ex-ministro reforça que não houve continuidade da atuação profissional após sua entrada no governo federal: “Ao ser convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Justiça de Segurança Pública, em janeiro de 2024, Lewandowski retirou-se de seu escritório de advocacia e suspendeu o seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), deixando de atuar em todos os casos”.

Contrato e valores citados

De acordo com a reportagem do Metrópoles, o contrato entre o escritório Lewandowski Advocacia e o Banco Master foi firmado em 28 de agosto de 2023, prevendo um pagamento mensal de R$ 250 mil. O acordo, segundo a publicação, teria vigorado até setembro de 2025, somando 21 meses após Lewandowski assumir o ministério.

Ainda conforme o site, o valor total pago pelos serviços de consultoria jurídica teria alcançado R$ 6,5 milhões. O ex-ministro, no entanto, não comentou os valores mencionados na reportagem.

O escritório de advocacia citado tem como sócios Enrique de Abreu Lewandowski e Yara de Abreu Lewandowski, filhos do ex-ministro.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *