O furacão Laura devasta a Louisiana e pode trazer uma parede de água “impossível de sobreviver”

Monstro feroz de categoria 4

O Laura desencadeou uma destruição generalizada e inundações devastadoras após atingir a Louisiana na manhã de quinta-feira como um monstro feroz de categoria 4 – antes de enfraquecer e se tornar uma tempestade Cat 2 ainda poderosa que ainda pode causar uma parede de água “insuperável” a 40 milhas para o interior, o National Hurricane Center disse.

Não se espera que as enchentes diminuam por vários dias e causarão “ danos catastróficos ” , de acordo com o último comunicado do NHC, já que Laura estava centrada cerca de 30 milhas ao norte-noroeste de Lake Charles e se movendo para o norte a 15 mph.

Ventos com força de furacão e rajadas de vento violentas estão se espalhando bem para o interior em partes do leste do Texas e oeste da Louisiana, disseram autoridades.

Os meteorologistas previram que a maior onda de tempestades – até 6 metros – poderia penetrar até 40 milhas para o interior a partir da costa.

Os ventos máximos diminuíram para 190 km / h, mas ainda eram poderosos o suficiente para estourar as janelas da Capital One Tower de 22 andares do Lago Charles, mostraram imagens da mídia social.

Destruição do furacão Laura

Vídeo postado no Twitter pelo caçador de tempestades Reed Timmer mostrou a destruição no centro da cidade, onde o vento arrancou janelas de prédios.

O usuário do Twitter Zack Fradella também postou uma fotografia mostrando o colapso da torre da estação de TV Lake Charles KPLC.

O NHC disse que a tempestade, que se intensificou rapidamente na quarta-feira antes de atingir a terra, estava com ventos de 150 mph quando atingiu a costa à 1h da manhã perto de Cameron, uma comunidade de 400 pessoas a cerca de 30 milhas a leste da fronteira com o Texas.

“A parede do olho de Laura continuará a se mover para o interior através do sudoeste da Louisiana durante as próximas horas”, disse o NHC em um boletim inicial. “TOME COBERTURA AGORA! ”

Mais de 290.000 casas e empresas no Texas e na Louisiana perderam energia durante o ataque, já que relâmpagos quase constantes forneciam a única iluminação para alguns.

A área onde Laura atingiu a costa é pantanosa e particularmente vulnerável ao aumento da água do oceano.

“Esta é uma das tempestades mais fortes que afetam essa seção da costa”, disse David Roth, um analista do Serviço Meteorológico Nacional, informou a Reuters.

“Nós nos preocupamos com a tempestade que vai tão longe para o interior porque é basicamente toda região pantanosa do Norte até a Interestadual 10. Há pouco para parar a água”, disse ele.

Enchentes devem aumentar

As enchentes podem aumentar entre Freeport, Texas, e a foz do rio Mississippi, e podem aumentar os níveis de água para até 6 metros em partes da Paróquia de Cameron na Louisiana, disse o NHC.

“Pensar que haveria uma parede de água com mais de dois andares chegando em terra é muito difícil para a maioria, mas é o que vai acontecer”, disse o meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional Benjamin Schott aos repórteres.

“A palavra ‘não tem sobrevivente’ não é uma que gostamos de usar, e é uma que eu nunca usei antes”, disse Schott sobre o aumento repentino.

Autoridades dizem que as missões de busca e resgate começarão assim que as condições permitirem, junto com as avaliações dos danos.

Em uma paróquia do sudoeste da Louisiana, um oficial disse que algumas pessoas que não evacuaram estavam solicitando assistência.

Tony Guillory, presidente do júri da polícia de Calcasieu Parish, se escondeu em um prédio do governo de Lake Charles que estava tremendo por causa da tempestade na manhã de quinta-feira quando os telefones tocaram.

“As pessoas estão ligando para o prédio, mas não há como chegar até elas”, disse ele por telefone, acrescentando que espera que os presos possam ser resgatados na quinta-feira.

Port Arthur, uma cidade refinadora de petróleo do Texas com cerca de 54 mil residentes a oeste de onde Laura aterrissou, era uma cidade fantasma na quarta-feira à noite, com apenas alguns postos de gasolina e uma loja de bebidas aberta para negócios, de acordo com a Reuters.

“As pessoas precisam de vodka”, disse o caixa Janaka Balasooriya.

O residente de Port Arthur, Eric Daw, que abasteceu seu carro em um dos poucos postos de gasolina ainda abertos, disse à Reuters que queria evacuar mais cedo, mas não tinha dinheiro para o gás porque estava esperando o pagamento por invalidez.

Daw estava dirigindo para um abrigo em San Antonio, a 4 horas e meia de distância, onde, em vez de se preocupar com Laura, ele tem que lidar com a pandemia do coronavírus, ecoando as preocupações de muitas outras pessoas.

“Eles dizem que todos devemos nos distanciar socialmente agora”, disse ele. “Mas como vou me distanciar socialmente em um abrigo?”

Laura também deve gerar tornados na quinta-feira sobre Louisiana, extremo sudeste do Texas e sudoeste do Mississippi e despejar cerca de 25 centímetros de chuva sobre a região, disse o NHC.

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *