O Toque De Recolher Noturno Pode Ter Aumentado A Disseminação De COVID 19 Na Grécia, Diz Estudo O Toque De Recolher Noturno Pode Ter Aumentado A Disseminação De COVID 19 Na Grécia, Diz Estudo

O toque de recolher noturno pode ter aumentado a disseminação de COVID-19 na Grécia, diz estudo

Durante a pandemia, muitos países impuseram toques de recolher noturnos na tentativa de reduzir a disseminação da COVID-19. Qual foi o sucesso dessas medidas? De acordo com um estudo recente, eles podem ter realmente aumentado a transmissão.

Sotiris Georganas e colegas aproveitaram uma experiência natural na , em que o horário do toque de recolher noturno mudou em uma região, mas não em outra. Enquanto um toque de recolher às 21h estava em vigor em todo o país desde novembro de 2020, um toque de recolher aos finais de semana às 18h foi introduzido no dia 6 de fevereiro na região da Ática (que inclui Atenas).

Os autores usaram dados de mobilidade do Google para examinar como o tempo gasto em casa e o tempo gasto em mercearias / farmácias mudaram na região da Ática e na região do Épiro e da Macedônia Ocidental (onde o horário do toque de recolher noturno não mudou). Especificamente, eles examinaram os dados de mobilidade em cada região nos cinco fins de semana antes do turno, bem como nos quatro fins de semana depois.

O que os autores encontraram? Em comparação com a região do Épiro e da Macedônia Ocidental, a região da Ática viu um aumento pequeno e estatisticamente significativo no tempo gasto em casa, bem como uma diminuição pequena e não significativa no tempo gasto em mercearias / farmácias. Em outras palavras, a mudança no horário do toque de recolher noturno teve – na melhor das hipóteses – um impacto marginal na mobilidade.

Dado que o turno reduziu o tempo disponível para compras em três horas inteiras (uma mudança de quase 20%), o efeito geral terá sido aumentar a aglomeração – concentrando aproximadamente a mesma quantidade de compras em um período de tempo mais curto. Como consequência, pode muito bem ter levado a um aumento na transmissão.

Nas palavras dos autores, “À medida que mais pessoas estavam presentes simultaneamente em locais de alto risco, como supermercados, o toque de recolher prematuro saiu pela culatra. ” Essa descoberta sugere que os governos devem se concentrar na proteção de lares e hospitais, em vez de tentar controlar a epidemia ajustando os hábitos de compra das pessoas.

Fonte: Medrxiv


Estudo: Pessoas já infectadas com COVID-19 não ganham benefícios adicionais com a vacinação

Estudo: O resfriado comum combate COVID-19

Crianças pequenas produzem forte resposta imunológica ao Covid, segundo estudo

Inglaterra: Estudo mostra que quase um terço das pessoas que morreram após pegar a “nova cepa” receberam duas doses das vacinas


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *