Urnas Eletrônicas Têm Vida útil De 10 Anos Foto DivulgaçãoTRE Urnas Eletrônicas Têm Vida útil De 10 Anos Foto DivulgaçãoTRE

OAB e CNJ vão “ajudar” Forças Armadas a fiscalizar urnas

CNJ é um órgão presidido pelo presidente do STF, Luiz Fux

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Nacional de (CNJ) vão somar esforços às e ao Ministério da Justiça na fiscalização das urnas eletrônicas nas eleições deste ano. As duas entidades aceitaram o convite do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

A OAB será representada pelo gerente de tecnologia da informação, Rodrigo Lemgruber, enquanto o CNJ indicou o juiz auxiliar João Moreira. Os representantes agora irão acompanhar todas as etapas de processo de votação. As informações foram dadas, em primeira mão, pelo jornal O Globo.

O CNJ é um órgão presidido pelo presidente do STF, Luiz Fux, que passa o bastão para Rosa Weber no dia 12 de setembro. Tanto Fux quanto Rosa já presidiram o TSE e são defensores enfáticos da segurança das urnas eletrônicas.

Com a adesão desses dois novos atores, o TSE impede que o sistema eleitoral fique sob vigilância apenas dos militares e da pasta da Justiça. Além disso, uma resolução do TSE de 2021 prevê ainda que a Polícia Federal, o STF, o Congresso, o CNJ, a Controladoria-Geral da União (CGU) e outras instituições, como empresas privadas brasileiras “com notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública” , possam inspecionar as urnas eletrônicas.

Em 21 de junho, Fachin enviou um ofício para todas as entidades que são consideradas legítimas pelo próprio TSE para participar da fiscalização. No mesmo despacho, o ministro deu 15 dias para que elas informem ao tribunal se têm interesse de participar do supervisionamento das eleições. O prazo termina nesta quinta-feira (7).

A resolução do TSE permite, por exemplo, que as entidades fiscalizadoras verifiquem a integridade e a autenticidade dos sistemas eleitorais durante a preparação das urnas.

Elas também podem solicitar relatórios do tribunal sobre urnas substituídas, imagens dos Boletins de Urnas e dados de votação por seção, após a totalização dos votos.


Veja também

  1. Com certeza nessa proposta tem algum projeto maquiavélico,pois o que vem de STF, OAB, STJ, tem os mesmos comandos.
    Bolsonaro que abra os olhos pois vão tentar de tudo para mudarem o resultado das eleições.

  2. Eu canso de dizer oque tem que ser vigiado, testado, verificado e oque pode ser alterado e ninguém poder ver é o código fonte.Este é oque determina pra quem irá o voto.

  3. OAB e CNJ deixaram de se pronunciar em muitas coisas, pq o interesse na eleição? As Forças Armadas não precisam de ajuda por isso PRESIDENTE BOLSONARO ACIONE AS FORÇAS ARMADAS PARA GARANTIR A LISURA DAS ELEIÇÕES

    1. O CNJ nunca fiscaliza as peripecias do STF que rasga a constituição federal sempre que lhe convem,agora junta-se a tal OAB que é outro ninho de ratos,o objetivo não é dar transparencia a esta eleição e sim em caso de questionamentos do E.B.causar
      embaraços para as forças armadas.se assim não fosse des de mas cedo teriam apoiado a as manifestações populares em defesa do voto
      impresso com contagem pública

  4. Grandes porcaria, eu quero ver é o meu voto saindo de uma máquina e caindo na urna lacrada.
    Voto auditavel com contagem pública.

  5. Agora sim, estamos tranquilos, órgãos e pessoas isentas, sem nenhum interesse nas eleições (Santa Cruz), esqueceram do mst, une, lgtbstuvxz… que tem grande influência e responsabilidade com a população.
    Estes militares acham que só porque são honrados, patriotas e são o poder moderador, pensam que não tem mais ninguém com credibilidade para vistoriar esta alta tecnologia dos anos 90.

    1. Tudo bagaceira, esquerdalha e farinha do mesmo saco!
      Tem que ser as FFAA do começo meio e fim. Com toda a certeza vão fraudar as urnas eletrônicas nos pontos de votação. Qdo o BU for impresso, as fraudes já ocorrerem!

  6. Raposas vigiando o galinheiro.
    Não confio nesse órgãos.
    OAB tão político quanto o supremo
    STJ presidido pelo presidente do supremo.
    As FFAA vão ter que colocar mais gente vigiando esses aí.

  7. As Forças Armadas não precisam de nenhum tipo de apoio, pois a mesma tem as melhores tecnologias e profissionais pra extrair qualquer informações de irregularidades nas urnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *