Líder Da Oposição Na Câmara, Deputado Federal Zucco Líder Da Oposição Na Câmara, Deputado Federal Zucco

Oposição tenta barrar decreto de Lula que amplia poderes de Janja

Deputado Zucco protocola proposta para sustar norma que cria estrutura oficial para a primeira-dama; oposição fala em “extrapolação de poder”

A oposição na Câmara dos Deputados reagiu ao Decreto nº 12.604/2025, publicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que amplia o apoio administrativo e funcional à primeira-dama da Silva dentro do Gabinete Pessoal da Presidência da República.

Nesta segunda-feira (13), o líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), apresentou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 814/2025, que pede a suspensão imediata dos efeitos do decreto presidencial.

O parlamentar afirma que a medida “exorbita o poder regulamentar do Executivo” e “viola princípios constitucionais da legalidade, moralidade e impessoalidade”.

Zucco: “Lula quer dar vida de rainha à primeira-dama”

Em nota e nas redes sociais, Zucco criticou duramente o governo petista:

Lula cria impostos para bancar mordomias, cargos e privilégios dentro do Palácio. É para isso que serve o aumento de quase 30 tributos desde o início do governo: para sustentar a máquina, distribuir benesses aos aliados e garantir uma vida de rainha à primeira-dama. O contribuinte é quem paga a conta.”

O decreto, assinado também pelos ministros (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), determina que o Gabinete Pessoal do Presidente deve “apoiar o cônjuge do presidente da República no exercício de atividades de interesse público”.

Na prática, o texto institucionaliza funções e cargos públicos de suporte às atividades de Janja, o que, segundo Zucco, “não tem amparo legal”.

Oposição alega ilegalidade e crise fiscal

O parlamentar lembrou que nenhum cônjuge de presidente da República recebeu, até hoje, estrutura funcional custeada pelo Estado, e acusou o governo de falta de sensibilidade diante da crise fiscal:

“O vive uma crise fiscal, o povo está sufocado com impostos, e Lula responde criando cargos para a esposa. É um deboche com quem trabalha e paga imposto. O não pode se omitir diante desse absurdo.”

Base constitucional do pedido

O PDL 814/2025 é fundamentado no artigo 49, inciso V, da Constituição Federal, que dá ao competência exclusiva para sustar atos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar.

O texto solicita a anulação dos efeitos do decreto presidencial e a reafirmação dos limites constitucionais da administração pública.

O documento foi encaminhado à Mesa Diretora da Câmara e deve seguir para análise das comissões competentes antes de ser levado ao plenário.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *