Papa Francisco (Comunista) Denuncia Aumento Do Nacionalismo Populista Papa Francisco (Comunista) Denuncia Aumento Do Nacionalismo Populista

Papa Francisco (Comunista) denuncia aumento do nacionalismo populista

Papa incomodado com avanço do conservadorismo

ROMA – O Papa Francisco lamentou o ressurgimento do populismo e do nacionalismo no cenário mundial, apelando a um maior multilateralismo.

Nossos próprios dias parecem estar mostrando “sinais de uma certa regressão”, escreve o papa em uma nova carta encíclica intitulada Fratelli Tutti (Irmãos Todos). “Antigos conflitos que se pensava há muito tempo enterrados estão irrompendo novamente, enquanto os casos de um nacionalismo míope, extremista, ressentido e agressivo estão aumentando. ”

“Em alguns países, um conceito de unidade popular e nacional influenciado por várias ideologias está criando novas formas de egoísmo e uma perda do sentido social sob o pretexto de defender os interesses nacionais”, escreve o pontífice na carta de 43.000 palavras, que foi lançado no domingo.

Como fez em outras ocasiões, Francisco atribui o sentimento nacionalista renovado à crescente xenofobia, estreiteza de espírito e egoísmo.

Existem aqueles “que parecem se sentir encorajados ou pelo menos permitidos por sua fé a apoiar variedades de nacionalismo estreito e violento, xenofobia e desprezo, e até mesmo os maus-tratos daqueles que são diferentes”, lamenta o papa. “A fé e o humanismo que inspira devem manter um senso crítico em face dessas tendências e solicitar uma resposta imediata sempre que levantarem a cabeça. ”

“Formas estreitas de nacionalismo são uma expressão extrema de uma incapacidade de compreender o significado da … gratuidade”, escreve Francisco. “Eles erram ao pensar que podem se desenvolver por conta própria, sem se importar com a ruína dos outros, que fechando as portas para os outros, estarão mais protegidos”.

“Os imigrantes são vistos como usurpadores que não têm nada a oferecer”, acrescenta. “Isso leva à crença simplista de que os pobres são perigosos e inúteis, enquanto os poderosos são benfeitores generosos. ”

“Infelizmente, a política hoje muitas vezes assume formas que impedem o progresso em direção a um mundo diferente”, a saber, o populismo.

“A falta de preocupação com os vulneráveis ​​pode se esconder atrás de um populismo que os explora demagogicamente para seus próprios fins, ou um liberalismo que serve aos interesses econômicos dos poderosos”, escreve ele.

Idealismo socialista Papal

A tentativa de ver o populismo como uma chave para interpretar a realidade social é “problemática”, afirma Francisco, porque “desconsidera o significado legítimo da palavra ‘povo’”, que necessariamente implica “aspirações comunitárias” e “objetivos comuns que transcendem suas diferenças. ”

A promoção de líderes “populares” “pode degenerar em um ‘populismo’ doentio quando os indivíduos são capazes de explorar politicamente a cultura de um povo, sob qualquer bandeira ideológica, para seu próprio benefício pessoal ou controle contínuo do poder”, afirma. “Ou quando, em outras ocasiões, buscam popularidade apelando para as inclinações mais vis e egoístas de certos setores da população. ”

O Papa parece estar incomodado com o avanço do conservadorismo em alguns países. Para o chefe da igreja católica, defender uma cultura (judaico-cristã ) parece ser populismo. No entanto, o Papa parece não se incomodar com os comunistas travestidos de justiceiros sociais que defendem várias aberrações como o assassinato de bebês não nascidos.


Papa Comunista diz que possuir armas não protege pessoas ou nações

Clínica de aborto mata 947 bebês em abortos todos os dias, 39 bebês a cada hora

Marx sobre o Cristianismo, Judaísmo, evolução e raça

Maduro, da Venezuela, elogia assassino em massa comunista Mao Zedong


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *