Presidente Jair Bolsonaro Foto Estadão ConteúdoMateus Bonomi Presidente Jair Bolsonaro Foto Estadão ConteúdoMateus Bonomi

Para PGE, não houve campanha antecipada em motociata

Presidente foi acusado pelo PT de infringir as regras eleitorais em motociata no Paraná

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que não enxerga a presença do presidente Jair (PL) em motociata no Paraná como um ato de “campanha antecipada”. Segundo o órgão, o chefe do Executivo apenas participou de manifestações espontâneas de seus apoiadores, o que, por si só, não representa violação à lei eleitoral.

O parecer foi enviado à Corte após o Partido dos Trabalhadores (PT) protocolar duas ações contra a interação de Bolsonaro com a população no Sul do país. Para a legenda do ex-presidente , o atual líder do Planalto incorreu em antecipação de campanha ao acenar para eleitores e apoiadores locais na motociata do Paraná.

Segundo o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, a “aglomeração de pessoas” não necessariamente é um ato de campanha. Para ele, não havendo claros indícios da violação, deve-se prezar “pelas liberdades constitucionais de reunião, de expressão e de manifestação, que legitimam atos de apoio político”.

Apesar das acusações por parte do PT, o ex-presidente Lula está sendo alvo de ação pelo mesmo motivo. O vereador Rubinho Nunes (União Brasil), advogado do MBL (Movimento Brasil Livre), acionou o TSE pedindo que a Corte multe o pré-candidato petista após Lula pedir explicitamente por voto, durante discurso realizado em Sumaré, em São Paulo, na última quinta-feira (5).

– Vamos ser agressivos de votar no 13 – disse o presidenciável na ocasião.


Veja também

  1. Vamos ficar vigilantes nestes petralhas é principalmente nos nove togados. Para estes o que o Lulaladrão de nove dedos e cachaceiro ex-presidiario e sem vergonha faz está correto, fenyro da lei para os outros… entenderam.

  2. Então, será que essa “justiça” está com a balança torta que só pune 1 lado enquanto o outro pede voto e não acontece nada???
    Até quando vamos aturar essa Justiça militante?? Não tem ninguém de coragem para barrar esses crápulas??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *