Petistas Querem Mudar Nome Da Câmara Contra Machismo Petistas Querem Mudar Nome Da Câmara Contra Machismo

Petistas querem mudar nome da Câmara contra “machismo”

Deputadas se queixam de referência masculina em “Câmara dos Deputados”

As deputadas petistas Gleisi Hoffmann (PR) e Erika Kokay (DF) apresentaram requerimento para a alteração do nome da Câmara dos Deputados, com a alegação de que a referência é masculina. “Câmara Federal” é o novo nome proposto para substituição.

De acordo com as parlamentares, o objetivo é combater o “machismo estrutural”. No entanto, conforme norma da Língua Portuguesa, o “gênero neutro” é o masculino, de modo que a palavra “deputados” também abrange as deputadas.

– Não há outra razão, a não ser o machismo estrutural, que justifique que, em pleno Século 21, a Câmara ainda seja conhecida como Câmara dos Deputados, a despeito de as mulheres representarem a maioria da população brasileira e do enorme esforço da justiça eleitoral brasileira e, até mesmo, dos organismos internacionais e dos tratados firmados pelo país em prol da inclusão da mulher – argumentam as deputadas.

Elas afirmam no texto que a linguagem exclui as mulheres.

– Pretendemos alcançar tal propósito a partir do uso de uma linguagem que desfaz a referência de discriminação ou exclusão de mulheres em favor de uma designação que expressa um lugar para todas e todos.

A proposta foi encaminhada para ser discutida dentro da PEC (proposta de emenda à Constituição) 125/2011, que trata da reforma política. A medida ainda aguarda despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira.

A íntegra do requerimento pode ser visualizada neste link.


Petista sergipano comemora a morte de Bruno Covas: “já vai tarde”

Coitado do Brasil: Ex marqueteiro petista quer transformar Ciro Gomes em ‘Biden brasileiro’

Prefeito Petista de Araraquara para transportes e impõe feriado

Ex-assessor petista é condenado por estupro de menores


Veja também

  1. Meu Deus, a falta de conhecimento deixam os políticos com saia justa. É de lamentar. Na língua portuguesa o gênero masculino é neutro, abrange tanto homens como mulheres. As jumentas são muito mal assessorada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *