Ex-presidente Jair Bolsonaro é suspeito de importunação intencional a baleia jubarte em São Sebastião
De acordo com a Polícia Federal (PF), existe uma suspeita de que o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha “importunação intencional” a uma baleia jubarte em São Sebastião, município localizado no litoral norte de São Paulo, sendo enquadrado na acusação de “importunação intencional”. A investigação aponta que esse incidente teria ocorrido em junho de 2023.
O Ministério Público Federal de São Paulo optou por supervisionar as apurações da Polícia Federal. O procedimento investigativo foi iniciado a partir de um vídeo que mostra as ações de um indivíduo que estava pilotando um jet ski próximo a uma baleia. Esse mamífero marinho pode atingir até 15 metros de comprimento e ter um peso de até 30 toneladas.
Bolsonaro no comando do jet ski em suposto caso de “importunação” de baleia
De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, a procuradoria acredita que o ex-presidente tenha sido quem dirigiu a embarcação que se aproximou perigosamente de uma baleia. A Polícia Federal está investigando a possibilidade de ocorrência de crimes cometidos por Bolsonaro, conforme previsto na legislação que proíbe a pesca ou “molestamento intencional” de baleias na costa brasileira.
A abertura das investigações foi divulgada no Diário Oficial do Ministério Público Federal, na edição de sexta-feira, dia 17. O responsável por assinar o documento é a procuradora Marília Soares Ferreira. Além disso, o Ibama também está investigando o incidente.
‘Comportamento aéreo’
Segundo as averiguações realizadas pelo Ministério Público, a baleia-jubarte demonstrava comportamento aéreo, o qual ocorre quando o animal emerge na superfície e bate na água com a nadadeira peitoral e a cauda.
De acordo com as investigações, o piloto da moto aquática estava a uma distância considerada inadequada da baleia e registrava um vídeo usando seu celular.
“Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”, diz trecho da investigação.
‘Molestamento intencional’
A baleia não é uma presa natural do ser humano, sendo que tubarões gigantes e orcas são seus principais predadores. No entanto, o “molestamento intencional” do homem causar danos à baleia, poderá sofrer punições.
Ainda de acordo com a procuradoria, o procedimento administrativo se dá para o “acompanhamento de fatos, procedimentos e políticas públicas que, a princípio, não ensejam a autuação de inquérito civil”. As informações são da Revista Oeste.
Veja também

Marília Agrano
19/11/2023 em 6:22 am
A Polícia Federal e o Ministério Público, cansados de não ter o que fazer e de ficar tomando cafézinhos nos escritórios pensaram:
Ah! Vamos ver que crime podemos tentar atribuir a Bolsonaro. O homem não colabora. Fica fazendo tudo dentro das quatro linhas da Constituição. Mas esses dias, há uns três anos, ele andou de jet Sky.Vamos inventar que ele importunou uma baleia. Assim, pelo menos a gente pode ir até a praia, ouvir o depoimento da “vítima”.
HADMÉ SANTANA
19/11/2023 em 2:24 am
NOSSA! Essa PF, parece sem o que fazer. Deveria procurar saber quem põe fogo na Amazônia, PANTANAL, que fechou a água que chegava ao Nordeste, quem colocou fogo em vários ônibus escolares etc
QUEM FRAUDOU AS URNAS SERIA ÓTIMO…
Marco Antonio Rosica
19/11/2023 em 1:15 am
Pqp, não acredito que PF esta dispondo de nossos recursos em uma banalidade dessa ordem. MP e todo aparato e Jornal Militante com falta de noticias isso é uma vergonha!!!
Orlando Henrique A Carvalho
18/11/2023 em 10:34 pm
Por costumeira absoluta falta de alegação plausível!!
José Ricardo Machado
18/11/2023 em 8:08 pm
Única baleia que o presidente Bolsonaro importuna é o Dino da Silva Sauro, intendedores intenderão.
Dídimo Marcon
18/11/2023 em 6:57 pm
Sempre procurando algo para incriminar o Presidente Bolsonaro! Agora ele está importunando o Flávio Dino.
Alvaro Torres
18/11/2023 em 6:37 pm
Kkkkkk é pracabá
Wilson Pereira
18/11/2023 em 6:27 pm
E ai a baleia fez queicha de pertubação fez BO na PF ou em alguma
delegacia se não tem queicha nem BO NÃO TEM CRIME O REPORTE ENTRVISTOU A BALEIA MP vão caçar o que fazer a Amazona esta ardendo e vcs não esta nem ai BOLSONARO 2026 esta ai the novo e com
70% de votos ou mais
Glacia
18/11/2023 em 6:03 pm
Processos são muitos a serem julgados, porém n e de interesse dos julgadores. Uns prescrevem propositadamente, outros dizem que as provas n são suficientes, anulando as mesmas, pessoas morrendo nos hospitais por falta do basico, erros médicos, etc.
AS PERSEGUICOES CONTINUAM N SE SABE ATE QDO. ESTOU ENOJADA DESSA POLITICAGEM NOJENTA E REVOLTANTE.
TEM UM DITADO POPULAR: MAS TEM DEUS PRA DAR DO QUE O DIABO PRA CARREGAR.
Regina
18/11/2023 em 4:59 pm
Trabalhar ninguém quer né? Recebe salario gordo do nosso dinheiro e ficam perseguindo esse homem oooo cambada de desocupados
Simon
18/11/2023 em 4:44 pm
Tem que intimar a baleia 🐳🐋 kkkkkkk