André Mendonça André Mendonça

PGR se manifesta contra obrigar CCJ a sabatinar André Mendonça

Vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, defendeu que seja mantida a decisão do ministro Ricardo Lewandowski

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou contrária ao pedido apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) para obrigar a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a pautar a sabatina do ex-advogado-geral da União, André Mendonça, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

-Em uma manifestação enviada à Suprema Corte, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, defendeu que seja mantida a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, proferida no último mês de outubro. Na ocasião, ele negou o pedido apresentado pelos senadores, que recorreram da decisão.

De acordo com o vice-PGR, respeitar os atos de cada poder é “um imperativo democrático e essencial ao funcionamento livre das instituições”. Na quinta-feira (18), durante uma reunião da CCJ, os senadores voltaram a cobrar uma definição sobre a data para a sabatina do ex-ministro e acusaram o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), de retardar a pauta propositalmente.

Mendonça foi indicado por Bolsonaro ao STF há 129 dias, e, desde então, Alcolumbre não tem dado qualquer sinal de que pretende pautar a sabatina do ex-AGU. A demora é tão incomum que, da atual composição da Suprema Corte, o maior tempo de espera para aprovação foi da ministra Rosa Weber, com 35 dias, quase 75% a menos do que o tempo que Mendonça já aguardou até agora.


Senadores sobem o tom e falam em obstruir trabalhos do Senado se Alcolumbre não pautar sabatina de Mendonça

Senado encerra apurações sobre rachadinha de Alcolumbre

Senado ameaça testemunhas que denunciaram rachadinha de Alcolumbre

Primeiro Ministro da Hungria: Será ‘vacina ou morte’ para os antivacinas


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *