Levantamento da AtlasIntel mostra apoio majoritário à ação contra o tráfico; rejeição é de apenas 12,1%
Uma pesquisa do Instituto AtlasIntel revelou que 87,6% dos moradores de favelas do Rio de Janeiro aprovam a megaoperação policial realizada esta semana contra o tráfico de drogas no estado. Apenas 12,1% disseram reprovar a medida, enquanto 0,3% não souberam responder.
O levantamento mostra que, apesar da alta letalidade da operação, a percepção positiva entre moradores de comunidades é amplamente majoritária. A ação mobilizou forças de segurança nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio.
População geral do Rio também apoia
Entre a população em geral do estado do Rio de Janeiro, o apoio também é expressivo: 55% disseram aprovar a operação, 40,5% reprovaram e 4,5% não responderam.
Aprovação nacional
Em âmbito nacional, o índice de aprovação entre moradores de favelas de todo o país foi de 80,9%, enquanto 19,1% se declararam contrários à megaoperação.
Já entre os brasileiros que não vivem em favelas, o cenário é mais dividido: 51,8% aprovam e 45,4% reprovam a ação policial. 2,8% não souberam opinar.
Detalhes da pesquisa
O levantamento foi feito por meio de entrevistas virtuais. No cenário nacional, foram ouvidas 1.089 pessoas adultas entre 29 e 30 de outubro, com margem de erro de 3,3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
No Rio de Janeiro, a amostra contou com 1.527 entrevistados, nas mesmas datas e com o mesmo grau de confiança estatística.