Edson Fachin Foto Antonio AugustoSeconTSE Edson Fachin Foto Antonio AugustoSeconTSE

“Quem trata da eleição são as forças desarmadas”, diz Fachin

Presidente do TSE visitou local de testes de segurança nas urnas eletrônicas

Edson Fachin, ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou que a eleição é um tema tratado pelas “forças desarmadas”, em trocadilho com as , que tem se envolvido no pleito. Segundo o magistrado, o tema “diz respeito à população civil”.

– Quem trata de eleição são forças desarmadas e, portanto, dizem respeito à população civil que de maneira livre e consciente escolhe seus representantes. Logo, diálogo sim, colaboração sim, mas a palavra final é da – disse o ministro.

As declarações foram dadas nesta quinta-feira (12), durante visita à sala do tribunal onde estão sendo realizados testes de segurança nas urnas eletrônicas. Fachin disse que há “muito barulho no canteiro de obras da política, mas o TSE opera com racionalidade técnica”.

Ao comentar a sugestão do presidente Jair (PL) de que as Forças Armadas poderiam fazer apuração paralela dos votos nas eleições deste ano, Fachin foi categórico.

– Diálogo sim, colaboração sim, mas na Eleitoral, quem dá palavra final é a Justiça Eleitoral – afirmou.

O ministro ainda emendou falas duras sobre atentado à democracia e disse não se tratar de um recado a Bolsonaro.

– Não mando e não recebo recado de ninguém. A afirmação é muito nítida. Quem investe contra o processo eleitoral investe contra a democracia. É um fato, e fato fala por si só. Não se trata de recado, é uma constatação. Temos respeito a todo chefe de Estado e jamais nos furtaremos ao diálogo. Não há afirmação do que desborde da legalidade constitucional – salientou.


Veja também

  1. Fachin está querendo se garantir, pois quando não se confia no trabalho do TSE muito menos nas urnas elétronicas, temos que assionar as forças armadas sim, e esperamos que cumpram com rigor seu papel na defesa da pátria e da democracia. Quem não se lembra da sacanagem no resultado das eleições entre Dilma e Aécio; o eleitor não está babando.

  2. O tema ELEIÇÃO, diz respeito sim aos militares, pois são cidadãos brasileiros e votam, como todos nós (menos soldados).
    Aliás são de alto conceito com toda a população, pois são promovidos pela meritocracia, e não por amizade a alguns, portanto são totalmente integrados inclusive na participação de grande decisões.

  3. Muito bem, Sr Fachin. “Quem investe contra o processo eleitoral, investe contra a democracia.” Uma fala muito acertada. Que tal o TSE parar de trabalhar contra a transparência do processo eleitoral?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *