Joel Barroso Joel Barroso

Santa Quitéria elege prefeito do PSB, filho de político cassado por envolvimento com facção

Joel Barroso (PSB) assume cargo após derrota de rivais e promete independência política do pai

O município de Santa Quitéria, no interior do Ceará, elegeu neste domingo (26) o novo prefeito Joel (PSB), filho do ex-prefeito Braguinha, que havia sido cassado por ligação com uma facção criminosa. Joel venceu as eleições suplementares com 53,11% dos votos válidos, derrotando Cândida Figueiredo (União) e Lígia Protásio (PT).

Com 84,6% das urnas apuradas, Joel somou 12.902 votos, enquanto Lígia obteve 6.131 (25,24%) e Cândida ficou com 5.259 (21,6%). O novo prefeito já exercia o cargo interinamente por ser presidente da Câmara Municipal, função que o colocou na linha sucessória após a e cassação do pai, ocorridas em 1º de janeiro de 2025, poucas horas antes de ele tomar posse para o segundo mandato.

A cassação de Braguinha, determinada em julho, foi resultado de uma investigação que apontou apoio do (CV) à sua campanha em 2024. O grupo teria ameaçado adversários e distribuído drogas em troca de votos, segundo as apurações. O caso fez de Braguinha o primeiro prefeito do a perder o mandato por ligação com uma facção criminosa.

Durante a campanha, Joel buscou se distanciar das acusações contra o pai e afirmou que sua gestão será independente. “Papai não interfere em momento algum no meu mandato. Obviamente, eu ouço, escuto muito meu pai, mas meu pai não interfere na minha, na nossa administração”, declarou o prefeito eleito após a vitória.

Diante do histórico de violência política na região, o pleito ocorreu sob rigoroso esquema de segurança, com a presença de mais de 200 policiais militares, 40 civis, além de equipes do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).


Veja também

  1. Quando se diz que brasileiro não sabe votar, tá aí o exemplo, vende seu voto por um fardinho de cerveja, um kilo de carne, um botijão de gás, etc. Depois passa 4 anos sofrendo pela merda que fez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *