Senadores Entregaram Relatório Final Da CPI Ao Ministro Luiz Fux Senadores Entregaram Relatório Final Da CPI Ao Ministro Luiz Fux

STF rejeita “plano B” da cúpula da CPI para julgar Bolsonaro

Senadores arquitetavam driblar Augusto Aras

Nesta quinta-feira (28), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) garantiram à cúpula da CPI da Covid que um eventual arquivamento das providências pedidas no relatório final da comissão, por decisão do procurador-geral da República, Augusto Aras, seria definitivo.

I-ntegrantes da comissão arquitetavam um “plano B” caso Aras optasse por um arquivamento das denúncias, não dando prosseguimento à investigação contra o presidente Jair Bolsonaro, indiciado por nove crimes no relatório final de autoria do senador Renan Calheiros (MDB-AL).

De acordo com o Estadão, na conversa com senadores, os magistrados da Suprema Corte observaram que a jurisprudência do STF não deixa margem para o plano traçado pelos parlamentares para levar o presidente Jair Bolsonaro a julgamento.

Na prática, a medida planejada pelos membros da comissão levaria as acusações diretamente ao STF. No entanto, ministros da Corte destacaram que a ação só é pertinente na 1ª hipótese.

A decisão da postura a ser adotada pela Corte fora dada aos senadores pelos ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes, do STF.

No entanto, ainda que houvesse o aval do STF, o plano B não precisaria ser posto em prática. Isto porque, ainda na noite desta quinta-feira (28), Augusto Aras determinou a abertura de uma investigação preliminar, por meio da chamada notícia de fato, para apurar os crimes imputados pelos senadores da CPI da Covid a Jair Bolsonaro e os outros doze políticos.


Bolsonaro vai ao STF contra ação da CPI para bani-lo das redes

Para ministros do STF, relatório da CPI é ‘fraco’, diz colunista

Bolsonaro diz que CPI prejudicou visão sobre o Brasil no exterior

Flávio sobre CPI: “Subiram em caixões de vítimas para fazer campanha”


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *