Tabata Amaral Divulga Fake News Sobre Voto Impresso Auditável Tabata Amaral Divulga Fake News Sobre Voto Impresso Auditável

Tabata Amaral divulga fake news sobre voto impresso auditável

No vídeo, a parlamentar aparece divulgando fake news sobre o voto impresso auditável.

A ex-atleta olímpica e comentarista de política Ana Paula Henkel divulgou em seu Twitter, nessa terça-feira (3), um vídeo que circula nas redes sociais da deputada federal Tabata Amaral (sem partido-SP). No vídeo, a parlamentar aparece divulgando sobre o auditável.

Segundo a deputada federal, o voto impresso e auditável possibilitaria a compra de votos, já que o eleitor “levaria o comprovante do voto para casa”. No entanto, a informação divulgada pela deputada é falsa.

A PEC em tramitação na Câmara prevê que o único contato do eleitor com o comprovante seja visual, para que ele confirme o seu voto. Em seguida, a cédula é depositada em uma caixa lacrada, para ser auditada em eventual necessidade.

“Eu ouço falar em voto impresso, a única coisa que me vem na cabeça é compra de votos”, disse a deputada. “A quem interessa que você tenha um comprovante?”, questionou, demonstrando não conhecer o projeto.

Ana Paula Henkel ressaltou a ignorância da parlamentar ao comentar sobre o assunto. “Cara deputada Tabata Amaral, ninguém sai com o comprovante do voto da cabine de votação. O voto impresso cai em uma urna lacrada e o eleitor não tem contato algum com o voto físico. O que você disse aqui não é verdade. Por que tanto pânico com essa PEC?”, afirmou.


Voto auditável é preocupação legítima, dispara Nunes Marques

#BarrosoNaCadeia entra para o ranking mundial do Twitter

Novo “argumento”: ‘Grande impacto ambiental’, diz Barroso sobre voto auditável

Impressão do voto já foi aprovado em 2015: STF vetou às vésperas da eleição de 2018


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *