Presidente Jair Bolsonaro Foto PR Isac Nóbrega Presidente Jair Bolsonaro Foto PR Isac Nóbrega

Telegram atende Moraes e exclui mensagem de Jair Bolsonaro

Postagem de agosto do ano passado trazia documentos sobre a investigação do ataque hacker ao TSE

O Telegram apagou, neste sábado (19), uma mensagem do presidente Jair Bolsonaro que trazia dados de uma investigação da Polícia Federal sobre um ataque hacker contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida foi uma das exigências do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para liberar o aplicativo.

A mensagem em questão referia-se a um inquérito da Polícia Federal que, segundo o presidente, comprovava que o sistema eleitoral brasileiro havia sido invadido e que era violável. No texto, o presidente compartilhou ainda quatro links, sendo um deles o inquérito da PF e outro um relatório do TSE.

– Segue os documentos que comprovam, segundo o próprio TSE [Tribunal Superior Eleitoral], que o sistema eleitoral brasileiro foi invadido e, portanto, é violável – escreveu o presidente na postagem, feita em 4 de agosto do ano passado.

Com a exclusão do conteúdo, no lugar onde antes estava a postagem feita pelo presidente agora está escrito: “Esta mensagem não pode ser exibida porque violou as leis locais”.

O BLOQUEIO

Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do Telegram na quinta-feira (17), em decisão que veio a público na sexta-feira (18). Após a decisão, o fundador do Telegram, Pavel Durov, pediu desculpas, disse que a empresa foi negligente, culpou uma confusão com e-mails pela falta de respostas e prometeu passar a cumprir a legislação.

Diante dessa atitude do criador e da própria plataforma, Moraes proferiu uma nova decisão dando mais um prazo de 24 horas para que a plataforma cumpra as novas decisões e possa ter a oportunidade de continuar operando no país sem restrições. Entre as exigências para que o Telegram possa funcionar, Moraes elencou as seguintes:

– indicar à Justiça um representante oficial do Telegram no Brasil (pessoa física ou jurídica);

– informar ao STF, “imediata e obrigatoriamente”, as providências adotadas pelo Telegram para “o combate à desinformação e à divulgação de notícias fraudulentas, incluindo os termos de uso e as punições previstas para os usuários que incorrerem nas mencionadas condutas”;

– excluir imediatamente os links no canal oficial do presidente Jair Bolsonaro, no Telegram, que permitem baixar documentos do inquérito sobre a invasão hacker ao TSE;

– bloquear o canal Claudio Lessa, fornecer os dados cadastrais da conta ao STF e preservar a íntegra do conteúdo veiculado nesse espaço.


  1. Ele só pensa em aparecer, faz a alegria dos adoradores do diabo, mas a REELEIÇÃO é certa!! E se Deus no livre, não acontecer, aí sim teremos que mostrar o qt somos brasileiros e virar de cabeça para baixo aquele Planalto!!

  2. Todo mundo contra o Descapilarizado Cabeça de Ovo, mas esquecendo do Demônio que lhe deu guarida, oportunidades e o indicou para o Infame Instituto Lula a Vergonha Mundial e Atraso do Brasil.
    Lembram do T E M E R ?
    Este foi o Criador da Criatura!

  3. Pois é, o ministro falou q atendendo as “investigações” da REDE GLOBO, iria suspender o Telegram para combater o crime organizado e a pedofilia, mas já ficou todo satisfeito e sorridente, só com a perseguição ao CLAUDIO LESSA e a censura ao presidente da República. Mas e o crime organizado? Vai bem, obrigado.

  4. Se o povo brasileiro tivesse discernimento e atitude, quanto mas o BOLSONARO fosse perseguido de forma arbitrária e covarde, mas o movimento de adesão deveria crescer, devido às evidências cada vez mais inquestionáveis. É como pão sovado,q quanto mais bate, mais cresce.

  5. Qual é o interesse do Alexandre de Moraes em excluir esse conteúdo do Telegram do presidente Bolsonaro? O que ele quer esconder? Que as urnas são fraudadas? Que qualquer hacker pode invadir uma urna eletrônica? E o ministro não quer que o povo brasileiro saiba disso…

  6. Esses 9 capas pretas esquerdalhas são a desgraça do país! Querem minar a reeleição do Presidente Bolsonaro a qq custo. Logo logo mais dois sairão. Presidente Bolsonaro será reeleito no primeiro turno!

  7. Fim da picada o telegram e outros que se prestam a se curvarem a ditadores disfarçados de defensores da verdade. Triste caminho des te pais que pode se transformar numa Venezuela, ou outros similares a Cuba. Onde estão as pessoas públicas de coragem. Onde estão os senadores e deputados que elegemos para mos defenderem dos abusos destes abutres de toga que não tem nosso voto e que teimam em calar a liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *