Fragata Blas De Lezo Sai Do Arsenal Militar De Ferrol Em Direção Ao Mar Negro Fragata Blas De Lezo Sai Do Arsenal Militar De Ferrol Em Direção Ao Mar Negro

Tensão na Ucrânia: Otan envia navios e jatos ao Leste Europeu

Organização afirma que “tomará todas as medidas necessárias para proteger e defender todos os aliados”

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse nesta segunda-feira (24) que está enviando mais navios e jatos de combate para o Leste Europeu, assim como vem mobilizando forças adicionais, após a Irlanda reclamar de possíveis novas manobras militares da Rússia em área próxima à sua costa, num momento de tensões sobre um possível ataque de Moscou à .

Liderada pelos EUA, a Otan anunciou que está ampliando sua capacidade de “dissuasão” na região do Mar Báltico. A Dinamarca está deslocando uma fragata e jatos F-16 para a Lituânia. A Espanha também está mandando navios de guerra e poderá enviar jatos para a Bulgária. A França, por sua vez, está em alerta para mandar tropas ao território búlgaro.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg disse que o grupo “tomará todas as medidas necessárias para proteger e defender todos os aliados” e “sempre responderá a qualquer deterioração de nosso ambiente de segurança”.

A iniciativa da Otan veio num momento em que chanceleres da União Europeia (UE) fizeram um gesto de apoio à Ucrânia.

– Estamos mostrando união inédita em relação à situação na Ucrânia, sob forte coordenação [da ação] com os EUA – disse o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, a repórteres em Bruxelas.

Borrell disse que a UE não pretende retirar famílias de funcionários de embaixadas europeias da Ucrânia, ao contrário do que os EUA planejam.

O Reino Unido também anunciou que vai retirar alguns diplomatas e seus familiares da embaixada britânica em Kiev, a capital ucraniana.

Ao chegar para uma reunião de chanceleres da UE em Bruxelas, o ministro de Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, disse que iria relatar a colegas que a Rússia pretende fazer manobras militares a cerca de 240 quilômetros da costa sudoeste irlandesa – em águas internacionais, mas dentro da zona econômica exclusiva da Irlanda.


Johnson alerta para risco de conflito ‘sangrento’ na Ucrânia

EUA esvaziam embaixada na Ucrânia e orientam saída do país

Espanha envia navios de guerra para defender Ucrânia da Rússia

EUA dão aval para que países bálticos enviem armas americanas à Ucrânia


Veja também

  1. Na realidade, a Ucrânia já foi invadida pelos EUA através de parte da OTAN. Biden é o maior traidor do seu país….está provocando a cisão da OTAN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *