Teste De Saliva Serve Para Detectar Covid 19 Em Crianças, Diz Estudo Teste De Saliva Serve Para Detectar Covid 19 Em Crianças, Diz Estudo

Teste de saliva serve para detectar Covid-19 em crianças, diz estudo

Pesquisadores da USP comprovaram que método menos invasivo tem a precisão necessária para o diagnóstico de casos sintomáticos

Cientistas do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) descobriram que a análise da saliva pode ser tão eficaz para identificar a Covid-19 em crianças sintomáticas que o teste RT-PCR, considerado padrão-ouro para a detecção da doença. O estudo foi feito em colaboração com o Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SP) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A testagem molecular da saliva tem como principal vantagem a praticidade, de acordo com os pesquisadores. Por não ser tão invasivo quanto o RT-PCR, em que as amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta), o método facilita a testagem em crianças.

Paulo Henrique Braz-Silva, coordenador do estudo e professor da Faculdade de Odontologia (FO-USP), explica que a equipe observou a mesma performance diagnóstica, com sensibilidade de aproximadamente 90%, para amostras de saliva e esfregaço (swab) de nasofaringe.

O estudo coletou amostras de secreção nasofaríngea e de saliva de 50 crianças com sintomas leves de coronavírus. Depois, submeteram ambas ao teste de RT-PCR, para comparar os resultados aos das análises de saliva. “Dez crianças apresentaram resultados positivos para o Sars-CoV-2. E o diagnóstico por amostras de saliva mostrou-se tão eficaz quanto o diagnóstico por esfregaço de nasofaringe”, detalhou Braz-Silva.

Além de ser mais prático e menos invasivo que o teste com esfregaço nasal, a testagem molecular da saliva é um método que pode ser feito em larga escala de maneira mais simples, de acordo com os especialistas.

“O uso da saliva para diagnóstico da Covid-19 em crianças abre uma perspectiva de entendimento de como a circulação do Sars-CoV-2 se dá nessa faixa da população, ainda mais com a reabertura de escolas. A obtenção da amostra é tão simples que, dependendo da idade, pode inclusive ser adotada a auto-coleta”, frisa Paulo Henrique Braz-Silva.

O artigo sobre a descoberta foi publicado na plataforma medRxiv e ainda não foi revisado por outros cientistas.

Fonte: Metrópoles


Campinas: 87 pessoas morrem antes de criarem anticorpos pós-vacina

Criança de 8 anos recebe ‘acidentalmente’ a vacina contra COVID-19

Professor de Virologia: as vacinas chinesas “não serão suficientes para impedir a circulação do vírus”

EUA suspende o uso da Vacina Johnson & Johnson


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *