TSE Descarta 83,4 Mil Urnas Eletrônicas Após ‘fim Da Vida útil’ TSE Descarta 83,4 Mil Urnas Eletrônicas Após ‘fim Da Vida útil’

TSE descarta 83,4 mil urnas eletrônicas após ‘fim da vida útil’

Equipamentos já passaram de 10 anos de funcionamento

Em meio a questionamentos sobre a segurança das urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou o descarte de 83,4 mil urnas. Recentemente o órgão lançou edital para a contratação de uma empresa para reciclar os equipamentos.

Segundo o TSE, as urnas foram usadas nas eleições de 2006 e 2008 e ficaram ultrapassadas. Elas não possuem o mecanismo de chip que garante a segurança digital. O Tribunal disse ainda que não há espaço nos depósitos para manter os equipamentos.

– A vida útil das urnas eletrônicas é de dez anos. Após esse período, elas são descartadas e recicladas. Essa medida reflete uma preocupação da Justiça Eleitoral com a preservação ambiental e, por isso, o descarte desse lixo eletrônico é realizado com grande cuidado – diz o site do TSE.

O edital prevê lance inicial de 79 centavos por quilo, que rendem no mínimo R$ 965 mil à empresa vencedora. A soma do peso das baterias, bobinas, mídias é de cerca de 1200 quilos. É proibido o reuso dos componentes do equipamento.

– A empresa vencedora do certame deve dar às urnas e aos suprimentos inservíveis uma destinação ecologicamente correta, de acordo com a legislação ambiental, e deve entregar um relatório final ao TSE ao término do processo – diz o órgão.


Bolsonaro: Barroso faz ativismo eleitoral contra o voto impresso auditável

Deputados fazem manobra nos bastidores para tentar derrubar o voto ‘impresso’ hoje

Oposição tentará derrubar voto auditável nesta sexta-feira

Maia tenta menosprezar voto auditável e é ‘pego no flagra’


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *