Ministro Luís Roberto Barroso, Do STF Ministro Luís Roberto Barroso, Do STF

TSE estuda banir Telegram nas eleições

Corte eleitoral encaminhou dois e-mails e um documento físico à sede da empresa, mas não conseguiu retorno

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode banir do Brasil o aplicativo de mensagens do Brasil durante as eleições deste ano, informou reportagem do jornal Valor Econômico, publicada na terça-feira 18.

Presidida pelo ministro , o objetivo da Corte seria diminuir a disseminação de fake news no aplicativo. Barroso está há mais de um mês tentando contatar o Telegram, que não tem escritório no Brasil.

O magistrado pretende estudar possíveis ações de combate a supostas notícias falsas, com a finalidade de garantir mais segurança ao processo eleitoral. Até o momento, contudo, Barroso não conseguiu resposta.

O TSE já encaminhou dois e-mails e um documento físico à sede da empresa, localizada nos Emirados Árabes. Nos registros dos Correios, porém, conta que as quatro tentativas de entrega foram negativas.

A expectativa agora é que o ministro reúna a Corte para decidir quais serão as providências em relação ao aplicativo.

O ministro acredita que o mensageiro é uma das principais ferramentas utilizadas por grupos supostamente dedicados a disseminar “teorias da conspiração e fake news” sobre o sistema eleitoral.

O Telegram passa por um boom de popularidade no Brasil. Atualmente, já está instalado em 53% dos smartphones do país, taxa que era de apenas 15% em 2018, segundo levantamento do site MobileTime.


Censura: Grupo no MPF quer impedir propaganda eleitoral no Telegram

Barroso pede reunião com CEO do Telegram sobre fake news

Jair Bolsonaro tem 24 vezes mais seguidores no Telegram que Lula

Censura: Miriam Leitão defende expulsão de Bolsonaro das redes sociais


Veja também

  1. Ande está escrito que o TSE têm poderes para banir redes sociais? Eu sei que nós o povo temos poder para fechar o TSE, legalmente, ou na pancada, porque o poder do POVO é ABSOLUTO. O TSE não faz falta, a justiça comum pode desempenhar o seu papel com muito mais eficiência e credibilidade!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *