TSE Fará Testes Com “ataques Hackers” às Urnas Eletrônicas Foto Antonio AugustoAscomTSE TSE Fará Testes Com “ataques Hackers” às Urnas Eletrônicas Foto Antonio AugustoAscomTSE

TSE inicia testes com “ataques hackers” às urnas eletrônicas

Corte pretende analisar soluções implementadas para problemas apontados em novembro do ano passado

Nesta quarta-feira (11), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou mais uma rodada de testes nas urnas eletrônicas. Desta vez, o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS) terá ataques hackers que foram bem-sucedidos no procedimento realizado em novembro.

A intenção do TSE é avaliar as soluções desenvolvidas pelos técnicos da Corte para os problemas apontados no ano passado. No total, cinco planos apontaram vulnerabilidades nas urnas. A Corte, no entanto, informou que “nenhum dos achados conseguiu atingir potencial para uma modificação de voto”.

Na ocasião, o ministro presidia o TSE e disse que nenhum dos ataques mostrou riscos às eleições.

– Nenhum dos ataques conseguiu ser bem-sucedido relativamente ao software da urna (…) Ninguém conseguiu invadir o sistema e oferecer risco para o resultado das eleições – afirmou.

O novo teste está previsto para durar até esta sexta-feira (13).


Veja também

  1. O problema não é apenas ataques externos, mas ataques internos. O que foi feito qto a invasão de 2018 ? Quais as garantias que se tem qto ao sistema que roda nas urnas, não estarem batizados por meio de invasão dos servidores do TSE ? Ou que existam códigos maliciosos no sistema q roda nas urnas ? O sistema q roda nas urnas é uma caixa preta, e sem acesso ao seu fonte, na integralidade, jamais será possível ter a noção exata, do que pode ser feito com esse sistema. As vulnerabilidades expostas em 2018 precisam ser explicadas e esclarecidas, antes mesmo de se pensar em afirmar q essas urnas de agora, são seguras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *