Um Alto Funcionário Da EMA Acredita Que A Aplicação Da Vacina AstraZeneca Deve Ser Suspensa Se Outras Alternativas Estiverem Disponíveis Um Alto Funcionário Da EMA Acredita Que A Aplicação Da Vacina AstraZeneca Deve Ser Suspensa Se Outras Alternativas Estiverem Disponíveis

Um alto funcionário da EMA acredita que a aplicação da vacina AstraZeneca deve ser suspensa se outras alternativas estiverem disponíveis

Marco Cavaleri, chefe de estratégia de vacinas da EMA (Agência Europeia de Medicamentos), explicou em entrevista ao ‘La Stampa’ que seria melhor usar desenvolvimentos baseados em RNA mensageiro (mRNA), como Moderna e Pfizer-BioNTech

Em entrevista publicada no jornal italiano La Stampa, Marco Cavaleri, chefe de estratégia de da Agência Européia de Medicamentos (EMA), disse que a aplicação da contra o coronavírus deveria ser abandonada na para todas as faixas etárias onde existem alternativas.

A declaração foi feita após vários estados da União Europeia terem decidido unilateralmente aplicá-la apenas à população idosa devido aos raros casos de trombose registados entre os jovens.

A trombose é um distúrbio que envolve a formação de coágulos no sistema circulatório. Podem ser trombos arteriais ou venosos e esse fenômeno pode afetar qualquer órgão interno ou a circulação geral.

“Em um contexto de pandemia, nossa posição era e é que a relação risco-benefício continua a ser favorável para todas as faixas etárias. No entanto, como o número de casos de Covid-19 está diminuindo, seria melhor usar vacinas baseadas em RNA mensageiro (mRNA), como as vacinas Moderna e Pfizer-BioNTech ”, disse.

Como ontem a Itália se juntou aos países que decidiram aplicar a vacina AstraZeneca apenas aos maiores de 60 anos, o jornalista do La Stampa Franceso Rigatelli perguntou se não seria melhor banir a AstraZeneca para todos, inclusive idosos, e Cavaleri respondeu: “Sim, e é uma opção que muitos países, como França e Alemanha, estão considerando à luz do aumento da disponibilidade de vacinas de mRNA. “

“Entre os jovens, os riscos da doença diminuem, mas a mensagem para eles deve ser o uso preferencial de vacinas de mRNA”, disse ele, acrescentando: “Mas a escolha cabe aos estados individuais.”

Na entrevista, O responsável afirmou ainda que a vacina Johnson & Johnson deve ser utilizada preferencialmente por pessoas com mais de 60 anos.

Ele explicou, no entanto, que a vacina de dose única tem “menos problemas do que a AstraZeneca”, embora ele também tenha notado que ela foi usada menos. “Com uma dose é útil para categorias de difícil acesso, mas ainda é uma vacina adenovírus e é preferível reservá-la para maiores de 60 anos”, disse.

Ambas as vacinas, chamadas vacinas de vetor viral, são licenciadas para maiores de 18 anos, mas foram afetadas por relatos de coágulos sanguíneos raros.

As vacinas de vetores virais, como as da AstraZeneca e Johnson & Johnson, usam uma versão geneticamente modificada de um adenovírus que causa o resfriado comum como um “vetor” para transportar instruções genéticas para as células humanas. Já a tecnologia genética do RNA mensageiro treina o organismo a reproduzir proteínas spike, semelhantes às do coronavírus. Quando posteriormente exposto ao vírus real, o corpo reconhece as proteínas do pico e é capaz de combatê-las.

Fonte: infobae


Nove pessoas vacinadas com a 2ª dose estão na UTI Covid em Chapecó

Doutor Lauri Ferreira, Prefeito de Brejo dos Santos-PB, médico já tinha tomado 2° dose da vacina Coronavac

Fernanda Torres ainda ‘avalia’ se tomará vacina da Astrazeneca

CoronaVac: VEREADOR DIZ QUE ENTRARÁ NA JUSTIÇA PARA SER VACINADO NOVAMENTE CONTRA COVID-19


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *