Luciano Huck, Durante Conversa Com Indígenas No Xingu, Em Agosto De 2025 Luciano Huck, Durante Conversa Com Indígenas No Xingu, Em Agosto De 2025

Vídeo revela Huck pedindo que indígenas escondam celulares e roupas “não tradicionais”, e atitude gera revolta nas redes

Cena registrada em agosto viraliza e gera onda de críticas ao apresentador por interferência na representação cultural indígena

O apresentador Luciano Huck, da Rede Globo, voltou ao centro do debate público após viralizar, nesta quinta-feira (5), um vídeo de bastidor da viagem que realizou com a cantora Anitta ao Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, em agosto. Nas imagens, Huck aparece orientando ajustes na gravação e pedindo que indígenas não apareçam em cena usando celulares ou vestimentas modernas, alegando que esses elementos afetariam a “cultura original”.

Vídeo mostra Huck pedindo para retirar celulares e roupas

O registro, com pouco mais de um minuto, mostra um membro da equipe avisando que um indígena de camiseta amarela estava aparecendo nas filmagens. Huck reage solicitando que ele seja afastado:
É… tira as roupas”, diz ao fundo, antes de agradecer: “Obrigado”.
Na sequência, acrescenta: “É, limpa a cultura de vocês aí”.

A postura vista no bastidor contrasta com o material postado pelo apresentador em 17 de agosto no Instagram. Na publicação, composta por 12 fotos, apenas o cacique Raoni Metuktire aparece vestido com camiseta — todos os outros indígenas surgem sem roupas típicas do vestuário ocidental.

Outro trecho do vídeo mostra Huck conversando baixinho com um indígena. Um funcionário da Globo avisa que há muitas câmeras no local, e Huck pede que o recado seja transmitido ao grupo: celulares não deveriam aparecer nas gravações.
Quanto mais celulares vocês aparece[m], eu acho que menos é a cultura de vocês”, afirma o apresentador. “Quando aparece[m] vocês de celular, acho que mexe na cultura original.”

Repercussão negativa nas redes sociais

A divulgação do bastidor provocou forte reação entre usuários de redes sociais. No próprio Instagram de Huck, seguidores comentaram a postagem da viagem ao Xingu:
E aí, depois que mandou ‘limpar a cultura deles’ na hora da foto deu tudo certo para o seu marketing?”, questionou Jéssica Azevedo.
Conseguiram limpar a cultura?”, ironizou Júlia Medeiros Dantas.

No X (antigo Twitter), as críticas também se multiplicaram.
Incrível como a mídia e muitos que dizem defender os povos originários busca adestrá-los e usá-los como fantoches midiáticos”, escreveu João Siqueira.
Outro usuário, Henrique Olliveira, chamou a atitude de “ridícula”:
Luciano Huck querendo esconder os celulares dos índios para manipular a realidade! Esse teatro patético mostra o que é a Globo: mentiras, hipocrisia e manipulação dos fatos.

Até o momento, nem Huck nem a Globo se manifestaram oficialmente sobre o vídeo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *