Rússia Revela Novo Avião De Guerra ... Sem Piloto Rússia Revela Novo Avião De Guerra ... Sem Piloto

‘Xeque-mate’: Rússia revela novo avião de guerra sem piloto

O avião de guerra monomotor será capaz de voar quase duas vezes mais rápido que a velocidade do som e se proteger das defesas terrestres e do radar.

A empresa estatal de desenvolvimento da Rússia anunciou que está trabalhando em um novo jato militar não tripulado avançado que pode voar acima das nuvens e se proteger das defesas inimigas, ao mesmo tempo que é controlado a partir da segurança do solo.

Em um teaser chamativo lançado na segunda-feira, Rostec e a gigante aeroespacial de propriedade pública da Rússia, UAC, exibiram renderizações do Sukhoi Su-75 de quinta geração, codinome ‘Xeque-mate’ em português. Uma variante do jato stealth, eles confirmaram, será disponibilizada sem cabine de comando. Em vez disso, seu computador de bordo permitirá que ele voe de forma autônoma, eliminando o risco de os pilotos treinados serem capturados ou mortos.

“Um profissional não precisa de um martelo – um profissional precisa de um bisturi”, declara um oficial militar no vídeo. “Este não é apenas mais um avião da quinta geração – este é o Xeque-mate.”

Em julho, engenheiros de armas revelaram a versão tripulada do Sukhoi Su-75, que tem um formato semelhante ao F-35 americano, mas é anunciado como sendo mais barato e avançado. O avião de guerra monomotor será capaz de voar quase duas vezes mais rápido que a velocidade do som e se proteger das defesas terrestres e do radar.

Os voos de teste estão previstos para começar em 2023, com variantes, como a versão não tripulada, em desenvolvimento até 2025, e as primeiras unidades saindo das linhas de produção já no ano seguinte.

O ‘Xeque-mate’ é projetado para ser capaz de usar pistas curtas para decolagem e é equipado com compartimentos de armas modulares capazes de empunhar uma gama completa de foguetes antiaéreos, cápsulas de canhão, bombas e mísseis guiados.

“É um avião único”, disseram seus desenvolvedores a repórteres em uma exposição durante o verão, acrescentando que o ‘Xeque-mate’ é mais rápido, tem maior alcance, uma assinatura de radar menor e pode transportar mais munições do que o F-35. “Nosso preço, espero, ficará entre US $ 25 e US $ 30 milhões cada”, disse o chefe da Rostec, Sergey Chemezov, tornando o jato pelo menos metade do preço de seu homólogo americano.


“Risco de guerra acidental com a Rússia é maior do que durante a guerra fria”

Rússia proíbe desenho da Disney com protagonista LGBT

Rússia alcança novo recorde de mortes por conta da Covid-19

Embaixada da Rússia afirma que o presidente afegão fugiu com carros e helicópteros ‘cheios de dinheiro’


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *