Agência Atômica Põe Centro De Emergência Em Alerta Agência Atômica Põe Centro De Emergência Em Alerta

Zelensky acusa Putin de querer “terror nuclear” com ataque a usina

Em pronunciamento gravado, presidente ucraniano afirmou que mandatário russo quer “repetir Chernobyl”

Após um alerta de risco de acidente em uma usina nuclear sob ataque pesado nesta sexta-feira (4/3), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou o mandatário russo, Vladimir Putin, de “querer repetir Chernobyl”.

Em pronunciamento gravado, Zelensky afirmou que Putin usa “o terror nuclear” para causar pânico. O vídeo foi divulgado após uma ataque russo desencadear um incêndio na central.

“Alertamos o mundo inteiro para o fato de que nenhum outro país, exceto a Rússia, disparou contra usinas nucleares. Esta é a primeira vez em nossa história, a primeira vez na história da humanidade. Este estado terrorista está agora recorrendo ao terror nuclear”, criticou Zelensky na gravação desta quinta-feira (4/3).

Alvo de intenso bombardeio russo, a usina nuclear de Zaporizhzhia, na , pode causar uma tragédia 10 vezes maior que o acidente em Chernobyl, em 1986 – até então a maior catástrofe do tipo –, segundo alertou o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba.

Dmytro Kuleba divulgou um aviso chamando a atenção para o risco de comprometimento do resfriamento dos reatores, o que pode desencadear uma explosão catastrófica. Essa é a maior usina nuclear da Europa, e a Ucrânia pediu imediato cessar-fogo para evitar que uma tragédia ocorra.

“O Exército russo está atirando de todos os lados contra a central. Os russos devem cessar imediatamente o ataque, permitir [a entrada dos] bombeiros e estabelecer uma zona de segurança”, escreveu.

A Casa Branca informou, por voltas das 23h35 desta quinta-feira, pelo horário de Brasília, que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com o mandatário ucraniano, Volodymyr, Zelensky, sobre o incêndio na usina nuclear. Biden defendeu um cessar-fogo para evitar tragédia com radiação.


Ucrânia diz ter frustrado plano que visava à morte de Zelensky

Zelensky assina pedido formal de adesão da Ucrânia à UE

Zelensky diz que prisioneiros serão soltos para lutar na guerra

Ucrânia: Zelensky acusa Rússia de atacar áreas residenciais


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *