Renata Abreu, Presidente Do Podemos Foto Câmara Dos Deputados Najara Araujo Renata Abreu, Presidente Do Podemos Foto Câmara Dos Deputados Najara Araujo

Abreu sobre Moro no União: “Óbvio que ia dar confusão”

Para presidente do Podemos, ex-juiz demonstrou ingenuidade ao migrar para a legenda

A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, avaliou que o ex-juiz demonstrou ingenuidade e inexperiência política ao deixar o partido e migrar para o União Brasil. Na visão dela, estava claro que a decisão acabaria em “confusão”, pois existe um “grupo muito resistente” na sigla que possui “poder de veto na Executiva”.

– Uma candidatura não se constrói de cima para baixo. A vinda dele pelo Podemos foi um ano de construção. Você vai para um partido dialogando com um lado da cúpula, é óbvio que vai dar a confusão que deu. Mas talvez isso seja um pouco de inexperiência política – ponderou Abreu, em entrevista concedida à Folha de S.Paulo.

Segundo Renata, após a saída repentina da legenda, Moro alegou que estava se sentindo “sozinho” e pouco defendido pelos colegas do Podemos. Agora ela pontua que, na nova legenda, ele apanha de “todo mundo”.

– Eu acho muito ruim você estar num partido que está todo mundo te batendo. [Ele disse:] “Eu achei que no Podemos o pessoal podia me defender mais”. Tudo bem, mas você está em um que está todo mundo batendo. Eu achei que ele errou na decisão dele – opinou.

A presidente da legenda confirmou que recebeu a notícia da saída de Moro pela imprensa.

– Eu recebi uma notícia na quarta-feira [30 de março, véspera da assinatura de filiação de Moro à União Brasil] à noite. Saiu em algum site, e eu mandei para ele na quarta ainda, às 23h30. Falei: “Procede?”. Aí na quinta de manhã ele me ligou e falou: “Procede, eu decidi, eu vou sair do partido”. Aí eu falei: “Como?”. Aí, depois, teve o ato de filiação ao meio-dia, mas ele já tinha assinado a ficha no dia anterior. Foi assim que eu soube, pela imprensa – relatou.

Renata ainda confessou ter ficado magoada com a atitude do ex-juiz.

– Eu fui muito sincera com ele. Eu não gostei. Me magoei muito, porque se teve alguém que se dedicou à campanha dele fui eu, em todos os momentos. Viajando o Brasil, rodando, ajudando. Não foi construído, eu estava com ele na segunda-feira [28 de março] filiando o Daniel José em São Paulo. Em nenhum momento foi me dito que ele estaria pensando em sair do partido. Nenhum momento – acrescentou.

Apesar da decepção com Moro, ela admite que votaria no ex-magistrado caso ele se candidate ao Senado.

– Eu votaria. Para mim, mágoa fica para trás. Nós temos candidato ao Senado lá que inclusive foi ele que convidou, que é o deputado Heni [Ozi Cukier], e é o meu candidato. Eu não guardo mágoa. Para mim as coisas que ficam para trás ficam para trás. Para mim, ele errou, tomou uma decisão errada, mas somos seres humanos. Erramos. Acho que errou na forma. Mas, isso não nega a história dele, o que ele fez – completou.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *