Azeite 'comum' Ficou 69% Mais Caro Também Azeite 'comum' Ficou 69% Mais Caro Também

Azeite de oliva extra virgem fica até 80% mais caro no Brasil

Clima na Europa deixou ‘problemas’ para a produção de azeitonas

O preço do azeite de oliva extra virgem importado aumentou em até 80% durante este ano. Esse produto é indispensável para o cozimento de alimentos ou para dar sabor às saladas.

Segundo informações divulgadas pela CNN Brasil, a quantidade de garrafas disponíveis no mercado era menor, de acordo com Juliana La Pastina, empresária da importadora World Wine.

Desse modo, o preço do azeite de oliva virgem aumentou em 69% e os azeites “extra virgem” tiveram um aumento de 80%, entre novembro de 2022 e novembro de 2023. Tanto em lojas físicas quanto no comércio eletrônico, as garrafas de 500 ml estão sendo vendidas a partir de R$ 74,40.

Devido ao aumento do preço do azeite importado, os consumidores estão procurando por alternativas nacionais, mesmo que também tenham um impacto financeiro. No período de janeiro a novembro de 2023, houve um aumento acumulado de até 33% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

Como o azeite ficou mais caro

Desde 2022, houve flutuações no preço do produto devido a condições climáticas desfavoráveis, como secas e calor intenso na , que afetaram negativamente o cultivo da azeitona.

É necessário que as oliveiras tenham uma temperatura mínima de 8ºC a 10ºC durante o período de floração. O calor excessivo afetou nações como Espanha, e França, que são responsáveis por mais de 60% da produção global de azeite de oliva.

Devido às mudanças climáticas, uma porcentagem considerável dos agricultores teve uma redução de até 20% nas colheitas planejadas para serem comercializadas em 2023. Consequentemente, houve uma diminuição maior do que o esperado na quantidade de produtos destinados à exportação.

Nos próximos anos, o Brasil pretende reduzir sua dependência do mercado internacional devido ao aumento da produção de oliveiras, principalmente na Região Sul do país. Além disso, o guia Flos Olei 2024 selecionou 12 marcas de azeite produzidas no Brasil como algumas das melhores do mundo, entre as 500 listadas. As informações são Revista Oeste.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *