Ministro Luís Roberto Barroso, Do STF Foto Nelson Jr.SCOSTF Ministro Luís Roberto Barroso, Do STF Foto Nelson Jr.SCOSTF

Barroso prorroga inquérito sobre senador Chico Rodrigues

Parlamentar, que foi flagrado com dinheiro na cueca, é investigado por suposta fraude durante a pandemia

O ministro do Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, prorrogou por mais 60 dias a investigação que mira os senadores Chico Rodrigues (União Brasil-RR) e Telmário Mota (PROS-RR). Os dois parlamentares são investigados por suposto envolvimento em fraudes e desvio de verbas destinadas ao combate da pandemia da Covid-19 em Roraima. As informações são do Estadão.

A decisão atende um pedido da Polícia Federal (PF), que argumentou que ainda há diligências pendentes no âmbito do inquérito, entre elas a renovação do interrogatório do senador Chico Rodrigues.

A investigação foi aberta em setembro de 2020, para apurar fraudes na aquisição de kits de testes rápidos para detecção da Covid-19 e em irregularidades no processo de compra de centrais de ar-condicionado para a maternidade de Rorainópolis. Em outubro do mesmo ano, a PF chegou abrir uma fase ostensiva das apurações. Na época, o Rodrigues escondeu R$ 33,1 mil na cueca durante uma abordagem.

Quando solicitou a abertura da chamada Operação Desvid-19, a PF disse que Rodrigues integraria um dos núcleos políticos do grupo criminoso que foram identificados ao longo das investigações. A corporação também detalhou suspeitas que recaem sobre o parlamentar, centradas na ligação de Chico com empresa Quantum, que teria fechado contrato com sobrepreço de R$ 956 mil com a Secretaria de de Roraima para o fornecimento de testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus.

Já o senador Telmário Mota é autor de emenda parlamentar com o objetivo da aquisição das centrais de ar condicionado.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *